VOLTAR

Parque Estadual do Rio Preto comemora 15 anos de criação

IEF - www.ief.mg.gov.br
01 de Jun de 2009

O Parque Estadual do Rio Preto (PERP), localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, completa 15 anos de existência nesta segunda-feira (01). Em comemoração, a Unidade de Conservação (UC) planeja o "1o Passeio Ciclístico para o Parque Estadual do Rio Preto com Mutirão de Limpeza" para o dia 07 de junho.

O passeio ciclístico começa às 8h da manhã com saída da frente da Escola Estadual Dom João Antônio dos Santos. Segundo o gerente da UC, Antônio Augusto Tonhão de Almeida, duas paradas serão realizadas durante o passeio. Os ciclistas poderão fazer um descanso e participar dos comentários sobre "Redução de Resíduos", preservação do rio Preto e a importância da criação do Parque.

O evento tem como objetivo valorizar a interação da população com a natureza, conscientizar os participantes sobre sua participação efetiva na preservação do meio ambiente e sobre a importância da redução de resíduos. Além disso, é uma oportunidade para a comunidade local descobrir fatos sobre a história e realidade da região.

Criado em 01 de junho de 1994 por meio do Decreto no 35.611, o Parque Estadual do Rio Preto, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), é uma importante reserva de diversas espécies de animais e plantas. A história da UC está ligada às lendas e mitos dessa antiga área de mineração. No lugar, segundo relatos, se escondiam escravos fugidos que conheciam bem suas matas e rochas por haverem trabalhado na construção da Estrada Real. Muitos conseguiram se safar das perseguições dos capitães-do-mato e se juntar a quilombos no interior da Bahia.

A criação do Parque foi motivada pela proteção dos recursos hídricos proporcionados pelo rio Preto. O gerente da UC, Antônio Augusto Tonhão de Almeida, destaca que o Parque foi criado com iniciativa da população local em defesa da preservação do rio. Dessa forma o IEF, juntamente com a prefeitura de São Gonçalo do Rio Preto, proporcionou que o local se tornasse uma área protegida pelo Estado.

De acordo com o gerente, o Parque teve, desde então, grandes conquistas. A UC conta hoje com área toda delimitada, plano de manejo e conselho consultivo atuante. Foi construído acesso ao Parque e infraestrutura para receber visitantes com estacionamento, restaurante, alojamento, área de camping, vestiários, fonte de água potável, além de auditório para 70 pessoas, duas salas de reunião e uma sala para exposições. "Turistas e pesquisadores vêm de toda parte do Brasil para usufruir do PERP de forma sustentável. É um exemplo de estrutura para todo o país", afirma Antonio.

Atualmente o PERP recebe cerca de 500 visitantes por mês, conta com 40 projetos em andamento e tem parceria com universidades de vários estados brasileiros. "Sempre estive trabalhando no parque e é muito gratificante ter participado da implantação da UC e hoje ainda fazer parte da gestão", afirma Antonio. Até o fim do ano está prevista uma reformulação no centro de visitação e pavimentação da estrada de acesso, "porém tudo de forma consciente, respeitando o meio ambiente, a cultura e a história do lugar", finaliza o gerente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.