VOLTAR

Parque Estadual do Ibitipoca inaugura cadeiras para pessoas com necessidades especiais

https://www.wikiparques.org/
Autor: Por Rafael Ferreira
22 de jan de 2020

Na manhã desta terça-feira (21/01), os visitantes do Parque Estadual do Ibitipoca puderam experimentar e comemorar as novas ferramentas de acessibilidade da unidade de conservação: duas cadeiras Julietti adquiridas pelo parque, adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção. O objetivo da medida é garantir que estes visitantes tenham acesso aos principais atrativos do parque com a ajuda de pessoas que vão conduzir as cadeiras durante as trilhas.

A cadeira Julietti foi desenvolvida pelo engenheiro Guilherme Simões Cordeiro, para atender uma demanda da esposa, a também engenheira Juliana Tozzi, e hoje é distribuída pela ONG criada por eles, o Instituto Montanha Para Todos. O equipamento possui uma única roda, o que facilita o acesso em ambientes de trilha e acidentados. O portador de dificuldades de locomoção fica sentado no banco e preso a um cinto. A roda fica em posição central e a cadeira tem dois puxadores nas extremidades, semelhantes aos de uma maca hospitalar, o que facilita a condução sobre solos em desnível. As cadeiras são conduzidas por outras pessoas, a partir desses puxadores de apoio.

A gestora da unidade de conservação, Clarice Silva, conta que a emoção invadiu o parque. "Durante o caminho, visitantes ajudaram como voluntários, pediram para poder carregar, se envolveram e bateram palmas. Isso é a coisa mais gratificante que pode acontecer para um gestor. Eu fiquei muito emocionada com essa realização", diz.

Ela explica que o parque vai oferecer gratuitamente as duas cadeiras para quem quiser, durante o horário de funcionamento da unidade, das 07h00 às 17h00. Os condutores da cadeira, no entanto, são de responsabilidade dos interessados em fazer as trilhas. Para isso, todas as orientações serão fornecidas por e-mail, incluindo o número de condutores ideal para cada tipo de passeio. Nos mais difíceis, como a Janela do Céu (16 Km) e o Circuito do Peão (10 Km), o mais indicado é que o grupo seja composto de 8 pessoas, para que haja um revezamento nos condutores. Nos atrativos do Circuito das Águas (4 Km), o parque recomenda que o interessado em usar a cadeira vá com 4 pessoas no apoio.

O e-mail para agendamento é peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br . Quem não tiver a quantidade de pessoas disponível que possa fazer a condução das cadeiras pode verificar se existe algum voluntário na região do parque. Basta fazer a solicitação pelo e-mail, que também deve incluir a data e o horário de interesse para a checagem da disponibilidade do objeto.

https://www.wikiparques.org/parque-estadual-do-ibitipoca-inaugura-cadei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.