VOLTAR

Parque Estadual do Desengano completa 45 anos em Campos, no RJ

G1 - http://g1.globo.com/
14 de Abr de 2015

Solenidade aconteceu em Santa Maria Madalena.
Parque Estadual está localizado em Campos, na região do Imbé.

O Parque Estadual do Desengano (PED), o mais antigo do estado, comemorou 45 anos de existência nesta segunda-feira (13). A gerente de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Patrícia Figueiredo, lembrou todas as ações que vêm sendo realizadas no parque visam sua preservação ambiental e com intuito de também dotá-lo de condições para o ecoturismo.

As comemorações pelo aniversário do Parque Estadual do Desengano acontecem desde sexta-feira (10). A programação inclui passeio ciclístico e a Cavalgada Caminhos do Desengano, da qual participaram 45 cavaleiros e convidados. Eles que saíram do Parque de Exposições de Santa Maria, passando pelo centro e indo até Terras Frias, na Zona de Amortecimento do Parque.

PED - O Parque Estadual do Desengano está localizado em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, na região do Imbé. São 22.400 hectares de Mata Atlântica, com destaques na paisagem para o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros; o Pico São Mateus, com 1.576 metros; e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.

Tendo grande importância hídrica, com numerosos cursos d'água e nascentes, o PED também possui exuberância de cenários naturais e cachoeiras, como Bonita, Maracanã e Tombo D'Água, além dos Rios do Colégio, Aleluia e Mocotó. Mais de 400 espécies de aves são encontradas no Parque do Desengano, muitas em extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pomba, gavião-pato, e que só sobrevivem porque estão em área protegida, da mesma forma que animais, como a preguiça-de-coleira, a onça-parda, o quati, a paca, e o macaco prego.

http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2015/04/parque-estadual…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.