VOLTAR

Parque Estadual do Cantão será oficialmente aberto ao uso público

SECOM - http://secom.to.gov.br
Autor: Edvânia Peregrini
14 de Nov de 2008

Com o objetivo de proteger os recursos naturais do Estado, foi criado, em junho de 1998, pela Lei no 996, o PEC - Parque Estadual do Cantão, unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Naturatins - Instituo Natureza do Tocantins, órgão ambiental do Estado. Após uma década de implantação e trabalhos desenvolvidos, a UC se prepara para a abertura oficial de uso público. A cerimônia está programada para a manhã deste sábado, 15, a partir das 9h, na sede do parque, localizada no município de Caseara, a 260 km da Capital.

A abertura ao uso público do parque tem como objetivo proporcionar atividades que permitam ao visitante uma estada prazerosa no parque e seu entorno, sem causar impactos negativos sobre os recursos naturais, além de enriquecer o conhecimento dos visitantes sobre os atrativos naturais e estimular a valorização do meio ambiente e da cultura local.

Para a realização do evento, o Naturatins conta com a parceria de várias instituições, dentre elas a Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico, Seduc - Secretaria da Educação e Cultura e as prefeituras de Caseara, Marianópolis e Pium.
Inicialmente, a abertura será direcionada aos alunos da rede pública de ensino dos municípios do entorno do parque. As visitas serão de caráter educacional, visando à conscientização sobre a preservação e conservação da biodiversidade, contemplando as peculiaridades existentes na UC.

De forma controlada e com fins educativos, a visitação pública nas unidades de conservação está amparada pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Neste caso, o ecoturismo no PEC será em caráter experimental, podendo ser estendido aos alunos das escolas de outros municípios e à sociedade em geral.

Após a solenidade de abertura, os alunos e demais participantes serão convidados a conhecer as trilhas da Vida e do Ferrugem. Para orientar os trabalhos de visitação, a Agência de Turismo está confeccionando a cartilha "Siga esta Trilha", com orientações sobre os cuidados de conservação da fauna e flora da UC.

Parque Cantão

Situado na margem do Rio Araguaia, o PEC - Parque Estadual do Cantão esta localizado numa área de transição entre o bioma amazônico e cerrado, que junto com o Parque Nacional do Araguaia, o Parque Indígena do Araguaia e a Apa Ilha do Bananal/ Cantão, forma um mosaico de áreas protegidas com mais de 3 milhões de hectares. O PEC foi o primeiro parque criado no Estado e, também, é conhecido por ter em suas características mais de 800 lagos catalogados, o que colabora com o surgimento de comunidades aquáticas, funcionando como um berçário natural dos peixes. A unidade também sofre inundações sazonais, por isso se torna semelhante ao pantanal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.