VOLTAR

Parque Estadual da Serra da Tiririca é ampliado

O Globo, Rio, p. 21
18 de Abr de 2008

Parque Estadual da Serra da Tiririca é ampliado
Decreto do governador estende unidade de conservação de Niterói em 181 hectares

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, entre os municípios de Niterói e Maricá, foi ampliado em 181 hectares por meio de um decreto publicado ontem pelo governador Sérgio Cabral. A ampliação do parque, abrangendo as áreas secas e úmidas no entorno da Laguna de Itaipu e das Dunas Grande e Pequena, marcou uma das maiores vitórias do movimento ambientalista do Rio.
Com a ampliação, o Parque da Serra da Tiririca passa a ter área de 2.262 hectares. A ampliação teve como base proposta encaminhada pelo Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói ao Instituto Estadual de Florestas.
- Nos últimos 30 anos, essa foi a maior vitória ambiental em Niterói. Uma área semi-úmida em volta da Lagoa da Itapu, onde seriam construídos 900 prédios, virou parque da Tiririca - comemorou o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
A área já tinha sido alvo de sentença judicial que recomendava sua proteção com a criação de uma unidade de conservação. A avaliação da direção do IEF, porém, foi de que seria mais viável incluí-la nos limites da unidade já existente. Criado em 1992, o parque é visitado por cerca de 4.000 pessoas ao mês, atraídas por suas trilhas, escaladas e belas paisagens. Conserva áreas de Mata Atlântica e abriga espécies ameaçadas de extinção, como o ouriço-cacheiro e o tucano-de-bico-preto.

O Globo, 18/04/2008, Rio, p. 21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.