VOLTAR

Parque Estadual da Ilha Anchieta promove trilhas subaquáticas

Diário de Taubaté - http://www.diariotaubate.com.br/
29 de Jan de 2015

Este jeito diferente de fazer uma trilha ecoturística acontece no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, até domingo, 1o de fevereiro. São as trilhas subaquáticas, uma das atrações mais procuradas durante o verão nesta Unidade de Conservação administrada pela Fundação Florestal. Realizadas numa parceria do PEIA com o Instituto de Biociências da USP, essas trilhas possuem diferentes níveis de dificuldade, que contemplam pessoas de diferentes idades, a partir de 12 anos, e com diferentes níveis de condicionamento. Os interessados devem se inscrever no próprio local, das 10h às 14h30. Todas as atividades são gratuitas. O visitante pode escolher entre cinco modalidades de trilhas, com paradas em pontos de interpretação, sempre com acompanhamento de monitores e duração aproximada de uma hora. Antes de entrar na água, os visitantes recebem um treinamento sobre técnicas de mergulho, como usar o equipamento e cuidados para evitar impactos ambientais durante a prática do mergulho. Durante o passeio subaquático, os visitantes são estimulados a perceber o ambiente marinho e a sua importância, bem como os impactos que vem sofrendo e medidas para sua conservação. A atividade realizada com o público no Parque Estadual da Ilha Anchieta é acompanhada por monitores voluntários, que realizam o módulo prático do curso "Educação Ambiental em Unidades de Conservação Marinha" promovido pela USP.

As trilhas

Trilha de mergulho livre

Nado equipado ao longo de 350 m de costão, com paradas nos pontos de treinamento e de interpretação ambiental. Acompanhada por balsa de apoio. Realizada em grupos de quatro pessoas, acompanhadas por dois monitores que também são treinados para salvatagem. Todo o percurso é supervisionado a partir de um bote que permanece estacionado.

Trilha de mergulho autônomo

Deslocamento ao longo de 150 m com paradas em pontos de interpretação que incluem fundo arenoso e costão, com equipamento completo de mergulho.

Apresentação de equipamentos de mergulho autônomo e conhecimentos sobre biologia, ecologia, geologia, utilizações econômicas e impactos causados no costão rochoso e no ambiente marinho. O esquema de segurança inclui também o uso dos equipamentos próprios ao mergulho autônomo (octopus, colete inflável).

Aquário natural

Nesta atividade, não é preciso mergulhar. O visitante avista os organismos presentes, usando observadores subaquáticos ao invés de máscaras. A visita monitorada é feita em águas abrigadas e protegidas das ondas por uma formação rochosa que forma uma espécie de piscina natural, com profundidade inferior a 1 m. Realizada em grupos de até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.

Trilha Subaquática Fora D'água

Nesta atividade, o visitante conhece a atividade de mergulho e as espécies, sem se molhar. Conduzido numa exposição interativa, o "mergulhador virtual" percorre uma sequência de painéis, reproduzindo as atividades realizadas no mar. A interatividade é garantida por diferentes métodos, entre eles destaca-se uma caixa com maquete de organismos a serem identificados apenas pelo tato.

Trilha dos Ecossistemas

Consiste em caminhada terrestre ao longo de 500m cortando região com diversidade de ecossistemas, enfatizando sua formação, evolução e idade geológica, características peculiares e sensibilidade. É enfatizada sua relação com os demais ecossistemas, estimulando a percepção holística do planeta e dos ciclos que o envolvem. Trilha com até cinco pessoas acompanhadas por um monitor.

Serviço

O ingresso para o Parque Estadual Ilha Anchieta custa R$ 12,00 e a atividade de mergulho é gratuita. Menores de 12 anos e maiores de 60 são isentos do ingresso, assim como grupos de escolas públicas previamente agendadas, moradores de Ubatuba, desde que comprovem a residência e portadores de deficiência. A portaria define ainda o desconto de 50% para estudantes e professores. Para as trilhas subaquáticas, o agendamento pode ser feito no local. Para agendar os demais roteiros oferecidos, o interessado deve ligar para (12) 3842-1231, ou escrever para pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações sobre esta Unidade de Conservação, visite o hotsite: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/

http://www.diariotaubate.com.br/diarioweb/display.php?id=35802

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.