VOLTAR

Parque Estadual Caminho dos Gerais

www.ief.mg.gov.br
29 de Mar de 2007

Criação:
Decreto sem número, de 29/03/2007

Área:
56.237,3700 hectares

Localização:
O Parque está inserido nos municípios mineiros de Mamonas, Monte Azul, Gameleiras e Espinosa, entre as coordenadas de 14o48'S; 43o06'W e 15o18'S; 42o50'W.

Descrição:
Quatro fatores pesaram para a indicação da área para a implantação do Parque Estadual Caminho das Gerais: a demanda das populações locais, os qualitativos ambientais, a beleza cênica e o potencial turístico.

A expansão da pecuária, agricultura e florestas plantadas de eucalipto, sem o devido cuidado com a conservação dos recursos naturais, gerou forte pressão sobre o ambiente natural, sobretudo nas áreas de chapadas, alterando o ambiente natural, colocando em situação de ameaça de extinção alguns animais e plantas e também ocasionando o desaparecimento dos cursos d'água.

As populações locais, especialmente dos municípios localizados na área reivindicam a preservação dos mananciais d'água e domínio público das áreas onde se inserem as nascentes dos únicos fornecedores de água para o uso das populações locais, bem como, o livre acesso aos "gerais", antes serventia de todos e, agora, não sabem como, de donos que plantam eucalipto, fazem carvão do cerrado, acabam com os frutos de "livre panha" anterior e secam as águas. Essas demandas chegaram ao Instituto Estadual de Florestas através de lideranças locais, tanto de organizações civis, como do poder municipal, prefeitos e vereadores.

Seguindo os critérios do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), contidos na Lei Federal 9985/2000 para a criação de unidades de conservação, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou levantamentos técnicos e diagnósticos que indicam que a área apresenta qualitativos ambientais que justificam a implantação de uma unidade de conservação de proteção integral.

Um desses fatores é o Estado de Conservação da Área e Representatividade Ecológica', já que a área ainda se apresenta em bom estado de conservação, vegetação própria, característica de áreas de nascentes d'água, margens de córrego e de estrema importância ecológica.

Outro fator é a presença de espécies raras, endêmicas ou ameaçadas de extinção e riqueza de espécies. De acordo com as pesquisas levantadas e resultados apresentados no Atlas de Biodiversidade em Minas Gerais', foram apontadas áreas prioritárias para conservação no Estado. A escolha dessas áreas prioritárias baseou-se principalmente na presença de espécies raras, endêmicas ou ameaçadas de extinção e na riqueza de espécies em cada região.

Na Serra Geral, onde se localiza a área da unidade de conservação e suas adjacências foram destacadas áreas de especial à extrema importância biológica nos seguintes grupos: mamíferos, avifauna, anfíbios, répteis, invertebrados e flora. A área também foi apontada como área prioritária para a investigação cinetífica, diante da inexistência de levantamentos biológicos.

O local também possui destacada beleza cênica e potencial turístico. A visão da Serra Geral que se "levanta" subitamente no horizonte de vastas planícies, leva ao espanto de primeira vista até mesmo os mineiros, habituados à sua paisagem de montanhas, e o viajante e turista, com certeza, à contemplação de uma das mais belas visões do território mineiro. Somando-se a isto, a presença de cumes, gargantas, corredeiras e cachoeiras, na área do futuro parque, reforçam o seu potencial turístico.

Sede Administrativa:
IEF - Escritório Regional Norte
Endereço: Rua Tupiniquis, 55 - Centro - Montes Claros/MG - CEP 39.401-070
Telefone: (38) 3221-9404
e-mail: ernsup@ief.mg.gov.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.