VOLTAR

Parque à espera de investidores

GM
Autor: Ivonete P. Motta
21 de Jul de 2003

O Parque Estadual do Cantão (89 mil hectares, na região do Araguaia) está com seu plano de manejo concluído e pronto para receber investimentos voltados para a atividade do ecoturismo. Os estudos, desenvolvidos sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), indicam que as duas atividades de maior potencial são a pesca esportiva e a observação de aves.
Para atrair investidores para esse complexo ecoturístico, o governo estadual investiu na implantação de infra-estrutura, como a construção de uma pista de pouso, no município de Caseara, de 1,5 mil metros em revestimento primário, em um centro de recepção ao turista e em apoio para a fiscalização da área.
O diretor de Meio e Ambiente e Recursos Hídricos, Belisário Franco Neto, adiantou que foi contratada uma consultoria para definir o melhor formato para a divulgação do parque como empreendimento. "Ainda não sabemos se vamos mostrar o parque em feiras ou promover eventos específicos", acrescentou. Essa consultoria também vai preparar planos de negócios com modelos de empreendimentos mais adequados para a região.
Enquanto aguarda essas definições e a chegada de investidores privados, o governo faz trabalho paralelo de divulgação do parque, que nesta época de estiagem oferece aos visitantes inúmeras praias de areia branca e limpa e cerca de 400 lagos isolados, que proporcionam a realização da pesca esportiva. Atuando em parceria com operadoras de turismo, o governo quer promover fantuor a públicos específicos, que valorizam o ecoturismo, enfatizou Belisário.
Por causa das peculiaridades de uma unidade de conservação, Belisário explicou que os investimentos são todos de pequeno porte, como recomenda o plano de manejo do Cantão. Dentre as oportunidades de negócios estão previstas pousadas de no máximo 30 leitos, restaurantes, operadores de transporte, locação de barcos, canoas e caiaques, para a prática esportiva e outros serviços de apoio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.