VOLTAR

Parque do Xingu faz festa para comemorar a Semana do Índio

Jornal de Brasília (Brasília - DF)
11 de Abr de 1982

A abertura oficial da Semana do Índio ocorrerá na aldeia Yawalapiti no Parque Indígena do Xingu. Estarão presentes o ministro do Interior Mário Andreazza e o presidente da Funai Paulo Moreira Leal. A área do parque onde haverá a abertura oficial é desconhecida do ministro, que conhece o limite norte, quando no dia 15/05/1971 o ministro fez sua primeira visita em respeito a construção de uma estrada (BR-080) que cortaria e reduziria os limites do Parque. A construção dessa estrada, ocorrida a 11 anos atrás, seria um dos precedentes de uma série de transformações que ocorreriam na região e na vida dos povos: desde maior articulação política dos xinguanos, até a chegada de graves epidemias. Com a presença de uma grande variedade de povos indígenas, o parque conta também a presença de indígenas não contatados.
A respeito de toda essa variedade cultural, os pesquisadores interessados no Parque denunciam as ações de órgãos como a Funai, o que a dificultou a aquisição de autorização pela própria Funai para pesquisa no Parque.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.