VOLTAR

Parque do Tumucumaque é debatido na AL

Jornal do Dia-Macapá-AP
20 de Fev de 2003

Durante a primeira sessão da Assembléia Legislativa, diversos assuntos foram debatidos pelos parlamentares, sendo o que mais recebeu atenção entre eles a criação do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque foi o que gerou maior discussão. Levantando pelo deputado Manoel Gomes de Souza, o Mandi, o assunto foi abordado por diversos ângulos. De acordo com Mandi, o Decreto de criação do parque reflete a "intromissão do Governo Federal na autonomia do Estado".
O deputado combate a criação do parque, por entender que isso inviabiliza o progresso dos municípios integrados ao Parque. Segundo ele, se o povo ficar de braços cruzados, não tardará o dia em que o Amapá se reduzirá, tornando-se um estado "sem poder e com a população encarcerada em apenas 48% de sua área". Enfatizou ainda que o Amapá precisa formar uma corrente política com o objetivo de se fazer rever o Decreto que criou o Parque.
Tendo a seu favor a maioria dos deputados presentes, Mandi sugeriu a criação de uma comissão multidisciplinar formada pelo governador Waldez Góes, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, jornalistas e especialistas no assunto. Outros deputados apresentaram suas sugestões, como Jorge Salomão, que defendeu que seja enviado a o Presidente da República um documento apontando os problemas vividos pelos municípios em virtude da criação do Parque.
(-Jornal do Dia-Macapá-AP-20/02/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.