VOLTAR

Parque do Tumucumaque deverá ser criado amanhã

Folha do Amapá-Macapá-AP
21 de Ago de 2002

Segundo o Governo do Estado, o presidente Fernando Henrique Cardoso vai decretar a criação do Parque Nacional do Tumucumaque amanhã, às 15h30, em Brasília. Durante a manhã, a governadora Dalva Figueiredo já estará na capital federal, reunida com o ministro Pedro Parente (da Casa Civil). Ele vai dizer se o governo federal atenderá ou não às reivindicações do Amapá sobre a criação do Parque Nacional do Tumucumaque. O grupo de trabalho (GT) formado por membros dos governos federal, estadual e dos municípios abrangidos pelo parque, determinou mudanças significativas nos rumos da reserva ambiental. De início, o parque nacional será adotado durante o período de 5 anos. Depois desse período de estudos científicos (com a criação de um centro de pesquisas), será dado um destino definitivo à área.
A proposta da presidência previa a criação permanente do parque nacional. Essa categoria de unidade de conservação só permite, dentro da área, as atividades de pesquisa científica e turismo ecológico. O parque nacional é o modelo da maioria das reservas da África, em que os grandes mamíferos atraem turistas do mundo inteiro.
As medidas compensatórias também foram aprovadas pelo GT. Entre elas estão: a liberação imediata dos recursos já alocados no ano de 2002 para o Amapá; asfaltamento integral da BR-156 (Macapá-Oiapoque), BR-210 (Macapá-Laranjal do Jarí) e das rodovias estaduais; infraestrutura de saneamento básico, abastecimento de água, tratamento de resíduos sólidos e da rede elétrica; e criação do Porto do Município de Calçoene. Apesar de estar otimista, a governadora diz que só o presidente FHC poderá garantir que todas as reivindicações sejam atendidas.
BR-156
O governo do Estado garantiu que as obras de asfaltamento da BR-156 serão retomadas. Foi prometida a finalização do asfalto até Tartarugalzinho para o final do mês de agosto. Cinco trechos (um de 84,9 km e quatro de 56 km), somando 309 km, têm o custo de R$ 206 milhões avaliado por cinco empresas responsáveis pelas obras. Serão construídas 52 pontes no trecho entre Breu e Oiapoque. O governo do Estado entrou com R$ 8 milhões nos primeiros 62 km já asfaltados.
(-Folha do Amapá-Macapá-AP-21/08/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.