VOLTAR

Parque do Iguaçu cria Câmara Técnica de Transgênicos

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Adilson Borges
01 de Mar de 2010

A Primeira Reunião Ordinária de 2010 do Conselho Consultivo do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, criou a Câmara Técnica (CT) para discussão sobre o plantio de organismos geneticamente modificado no entorno da Unidade de Conservação. A reunião ocorreu no dia 25 passado, em Medianeira (PR), na sede da Cooperativa Lar.

Após a aprovação do Regimento Interno do Conselho, o maior avanço alcançado pelo coletivo foi a criação da sua primeira Câmara Técnica, a CT de Transgênicos, que tem como objetivo buscar informações a respeito do plantio de organismos geneticamente modificados no entorno do Parque e subsidiar proposta de inclusão de regras sobre o assunto no Plano de Manejo da unidade.

Segundo o Regimento Interno, as CTs do Conselho do parque devem ter no mínimo três conselheiros e ser coordenada por um conselheiro titular. De acordo com a decisão da plenária, a composição da CT de Transgênicos terá nove integrantes, representando o parque, Ibama, Cooperativa Lar, Sindicato Rural de Medianeira, comunidades de Serranópolis do Iguaçu e Matelândia, Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Parque Nacional de Ilha Grande/PR.

O CT será coordenado por Ansberto do Passo Neto, representante da Cooperativa Lar e vice presidente do conselho. Os conselheiros também decidiram listar instituições como Anglo Americano, Embrapa, Emater, Ministério da Agricultura, IAPAR e Coodetec que servirão de apoio técnico.

Além da criação da CT, foi apresentado o relatório anual financeiro e de atividades do Parque em 2009, Plano de Ação do Conselho, apresentação do Programa Aqua Iguaçu e Calendário de Reuniões Ordinárias em 2010.

O calendário de reuniões ordinárias para o ano de 2010 ficou assim decidido: 27 de maio, em Foz do Iguaçu; 4 a 8 de agosto, em Capanema e 4 de novembro, em Serranópolis do Iguaçu. A idéia é que as reuniões aconteçam em cidades diferentes para facilitar a participação dos conselheiros e comunidade em geral.

A atual composição do conselho, definida em setembro de 2009, conta com 37 membros da esfera pública e sociedade civil, contemplando os diversos interesses ligados ao parque como turismo, agricultura, ensino e pesquisa, ONGs, prefeituras dos municípios do entorno da unidade, secretarias estaduais do turismo e meio ambiente, IAP, Ministério Público do Estado, Marinha, Ibama, Parque Nacional Iguazú (Argentina), Polícia Federal, Força Verde, Corpo de Bombeiros, Itaipu, concessionárias do Parque e comunidades do entorno da Unidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.