VOLTAR

Parque de São Joaquim participa da 10ª Festa Nacional das Hortaliças

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Izabela Ribeiro
19 de Mar de 2010

O Parque Nacional (Parna) de São Joaquim, em Santa Catarina, participou da 10ª Festa Nacional das Hortaliças, no município de Urubici, onde fica a sede. Além de brincadeiras para as crianças, houve shows com músicas nativistas e, como não poderia deixar de faltar, concurso de maior hortaliça (repolho, moranga, abóbora e outros).

A festa aconteceu de 12 a 14 de março. Aproximadamente mil crianças pintaram os desenhos dos mascotes da Unidade, o Tapeti, a Gralha Azul, o Graxaim, o Papagaio Charão, o Quero Quero e o Zorrilho (espécie animal de cheiro forte como o gambá, comum na região). De brinde, ganharam um balão com o nome do parque.

Enquanto as crianças faziam os desenhos, os pais conversavam com os servidores, que aproveitaram para divulgar os trabalhos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) e da unidade, como o recolhimento de animais atropelados para taxidermização (dissecação de animais mortos para os conservar com aparência de vivos), prevenção e combate a incêndios florestais, palestras em escolas sobre temas ambientais, campanha de incentivo a reciclagem e outros.

Além das brincadeiras, houve diversos shows com artistas regionais e nacionais, destacando-se o festival da canção nativista, que resgata as músicas tradicionalistas do Sul, usando principalmente acordeão e viola.

"Para nós este contato direto com a população só traz benefícios, abrindo um canal de diálogo com a comunidade, que acaba conhecendo outro lado além da fiscalização e desmistificando lendas regionais de que soltamos onças e cobras no Parna", diss Michel Omena, analista ambiental e chefe do Parque Nacional.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.