VOLTAR

Parque da Tiririca recebe equipamentos de GPS

Jornal Correio do Brasil
26 de Fev de 2008

O atendimento ao público e a fiscalização de infrações ambientais no Parque Estadual da Serra da Tiririca, entre Maricá e Niterói, serão agilizados graças à informatização e a chegada de novos equipamentos. São três computadores, laptop e aparelhos com Sistema de Posicionamento Global ( GPS, na sigla em inglês). A entrega dos novos equipamentos faz parte do Programa de Fortalecimento das Unidades de Conservação Estaduais do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Entre os benefícios do novo sistema está a definição em tempo real da localização exata de construções em relação aos limites do parque, uma dúvida freqüente da população do entorno. O parque teve seus limites estabelecidos no ano passado, medida que encerrou um longo período de conflitos socioambientais, segundo a diretora de Conservação da Natureza do instituto, Alba Simon.

O parque também recebeu novos uniformes para seus funcionários e está divulgando novos instrumentos de comunicação com os visitantes e a comunidade, com folhetos e calendários, além de mais equipamentos para combate a incêndios florestais.

Foram adquiridos quatro veículos, um dos quais com um tanque especialmente adaptado para o combate a incêndios em áreas de difícil acesso.

Na área de pessoal, um convênio com a organização não-governamental Gbrapa viabilizou a atuação de 15 monitores ambientais para orientação do público e prevenção aos incêndios. Ainda em 2008 haverá novo reforço de pessoal com a entrada em funcionamento do Serviço de Guarda-Parques do Corpo de Bombeiros, selecionados através de concurso público realizado ainda no primeiro semestre.

O Parque da Tiririca terá 10 guarda-parques.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.