VOLTAR

Parque da Tiririca cria força-tarefa para salvamentos

www.ief.rj.gov.br
13 de Ago de 2007

O Parque Estadual da Serra da Tiririca (Niterói e Maricá), um pólo de montanhismo e de lazer que recebe em média 4 mil visitantes por mês, vai oferecer mais segurança para quem percorre suas trilhas. Um plano operacional de salvamento diurno e noturno, elaborado em conjunto com o 4o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e o Clube Niteroiense de Montanhismo (CNM), está mapeando as principais áreas de risco, além de estabelecer novos procedimentos para o resgate.

De acordo com a presidente do Instituto Estadual de Florestas, Yara Valverde, a segurança dos visitantes é uma prioridade da gestão participativa nas unidades de conservação do estado, que não somente prevê o aumento da atuação da comunidade como também o aumento da visitação nos parques estaduais. Para tanto, O IEF, que administra todas as UCs estaduais, está direcionando investimentos para reforçar a segurança e a infra-estrutura de apoio aos visitantes.

- Neste trabalho é indispensável contar com parcerias como a que temos com o Corpo de Bombeiros, fundamental não somente no que se refere aos eventuais acidentes como também para a prevenção e combate aos incêndios florestais afirmou a presidente do IEF.

De acordo com o administrador do parque, Adriano Lopes de Mello, os acidentes no parque da Tiririca são raros. Eles podem ocorrer, no entanto, em áreas de difícil acesso, o que requer uma estratégia específica de atendimento e um conhecimento apurado do local. Para isso, já foram realizados atividades de campo com os bombeiros do 4o Gmar nas regiões de Bananal, Mirante de Itaipuaçu e Costão, que estão entre as mais procuradas. O comandante do 4o Gmar, tenente-coronel Rollemberg, visitou a sede do parque na quinta-feira (09/08). Entre os assuntos debatidos, novos procedimentos para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

- A capacitação dos bombeiros será feita em parceria com o apoio dos montanhistas, que conhecem toda a região informou o administrador.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.