VOLTAR

Parque da Tijuca terá gestão compartilhada

MMA - www.mma.gov.br
13 de Mai de 2009

A prefeitura municipal do Rio voltará a cuidar dos serviços como limpeza e conservação. O governo do estado vai garantir a segurança e a União, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a fiscalização do Parque Nacional da Tijuca. As novas medidas integram acordo entre o MMA e o município assinado na última segunda-feira (11) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pelo prefeito Eduardo Paes, para a implementação da gestão compartilhada prevista no projeto de revitalização da Unidade de Conservação.

"Estamos reconstruindo o verde da esperança no Rio", disse o ministro durante solenidade de assinatura do acordo, no Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, monumento turístico mais visitado do País. O documento prevê, ainda, que o corpo de bombeiros vai aumentar a proteção contra incêndios e a segurança interna e externa serão reforçadas pelo batalhão florestal, pela guarda municipal e pelos fiscais do Instituto Chico Mendes, que atuarão também na repressão à favelização. Além disso, estão previstas a implantação da coleta seletiva do lixo e a criação de novos pontos culturais.

"A melhor defesa das unidades de conservação não é o não uso, mas o bom uso desses lugares", voltou a afirmar Minc. O ministro acredita que ações como esta são um estímulo à abertura dos parques e contribuem para o incremento do ecoturismo. Iniciativa já em andamento, a recuperação do Hotel das Paineiras vai transformar o local em um espaço misto de hospedagem e centro cultural e social, com restaurante panorâmico, lojas temáticas e centro de estudos e informações sobre Mata Atlântica e turismo. O restaurante do Silvestre também será restaurado, e o local fará parte da conexão do Bondinho de Santa Tereza com o trem do Corcovado.

O projeto prevê ainda a conexão entre várias unidades de conservação ambiental por meio dos corredores florestais, como a união do Parque Estadual da Pedra Branca, da Mata de Grumari e da APA (Área de Proteção Ambiental) do Cosme Velho e Santa Tereza à Floresta da Tijuca.

Será criado um comitê gestor para o parque, com representantes indicados pelas secretarias de meio ambiente estaduais e municipais, do ICMBio - do Ministério do Meio Ambiente - e da Secretaria de Patrimônio da União. O comitê será responsável pela elaboração de um Plano de Trabalho com o planejamento das atividades e seus respectivos progressos. Um núcleo municipal de apoio ao Parque Naciona da Tijuca será implantado dentro dos limites da Unidade de Conservação, de forma a abrigar o pessoal técnico, de conservação e a guarda patrimonial.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.