VOLTAR

Parque da Tijuca realiza oficina com monitores de trilha

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
12 de Set de 2018

Parque da Tijuca realiza oficina com monitores de trilha
12 de Setembro de 2018, 16h12

Unidade tem trinta monitores ambientais disponíveis. Doze são contratados pelo ICMBio e dezoito por meio de contrato de concessão.

O Parque Nacional da Tijuca realizou, em agosto, uma oficina com a equipe de monitores de trilha do Parque para relembrar conceitos e boas práticas relacionadas ao manejo de trilhas. A atividade, que foi elaborada com o apoio voluntário do consultor e facilitador de processos, Augusto Gutierrez, também serviu para fortalecer o engajamento de todos no trabalho em equipe e apresentar os primeiros resultados do relatório de atividades diárias.

O Parque Nacional da Tijuca tem trinta monitores ambientais disponíveis. Doze são contratados pelo ICMBio e dezoito por meio de contrato de concessão. Eles são os executores de algumas das estratégias de gestão elaboradas pelo Parque e, com isso, contribuem diretamente para a melhoria da qualidade da visitação e para conservação da unidade. Por isso, a gestão do Parque está planejando um ciclo de oficinas com o objetivo de manter os monitores capacitados e preparados para todas as atividades relacionadas ao dia-a-dia do seu trabalho.

As atividades desenvolvidas pelos monitores envolvem o manejo de trilhas, o plantio de mudas para restauração das áreas degradadas, o manejo de espécies exóticas, o monitoramento das trilhas e de estradas e a produção e instalação da sinalização e de móveis rústicos. Eles também orientam os visitantes e apoiam as atividades relacionadas à pesquisa, voluntariado e combate a incêndios.

Nesta primeira atividade, foram relembradas técnicas de manejo de trilhas e os padrões adotados pelo Parque Nacional da Tijuca. Também foram feitos um exercício de planejamento de traçado de uma trilha e dinâmicas para promover a integração e a interação da equipe. A apresentação dos resultados do relatório diário de atividades que os monitores começaram a preencher no mês de junho completou as atividades desta oficina. No documento, estão as informações sobre as atividades realizadas, o local, a quantidade de produção, etc.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9961-parque-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.