VOLTAR

Parque da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território de SC

G1 - http://g1.globo.com/
25 de Out de 2013

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, localizado na Grande Florianópolis, é a maior unidade de conservação de Santa Catarina, segundo a Fundação do Meio-ambiente, Fatma. O local ocupa aproximadamente 1% do território do estado, com uma extensão de 84.130 hectares, de acordo com as informações passadas pela Fatma.

Criado pelo Decreto n" 1.260/75, ele abrange áreas de oito municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruíe Paulo Lopes. Engloba também as ilhas de Fortaleza/Araçatuba, Ilha do Andrade, Papagaio Pequeno, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta Sul da ilha de Santa Catarina.

A sede do Parque fica às margens da BR-101, a 40 km ao Sul de Florianópolis. São cinco serras protegidas pelo Parque, a Serra do Tabuleiro, Capivari, Santa Albertina, Morretes e a Serra do Cambirela, onde está localizado o pico culminante do parque, com 1.288 metros de altitude.

Em julho, a região do Morro do Cambirela, situada no parque, amanheceu coberta de neve. Conforme dados da Epagri/Ciram, o último registro de neve na região do Morro do Cambirela ocorreu no inverno de 1984 (veja fotos da neve).

O Parque tem variada vegetação, com Restinga e Manguezal, Floresta Pluvial da Encosta Atlântica, Floresta de Araucárias e nas partes mais altas, encontram-se os Campos de Altitude. Na região formam-se os rios e córregos responsáveis pelo fornecimento da água utilizada pelos moradores da Grande Florianópolis. O local abriga a bacia do Maciambu.

Na região, os visitantes podem fazer a Trilha da Restinga do Maciambu, com cerca de 1km. Durante a trilha é possível ver banhados, lagos, conhecer diferentes estágios de sucessão da vegetação, (restinga arbórea, arbustiva e herbácea). O ecossistema possui grande biodiversidade, ocorrendo espécies como o jacaré-do-papo-amarelo, gato-do-mato-pequeno, lontra, capivara, cachorro-do-mato, tamanduá-mirim, furão, cutia.
Espécias da flora como bromélias, orquídeas, araçá, butiá e samambaias também podem ser vistas.

Os dias de visitação são de quarta a domingo, das 9h às 16h (o horário de atendimento, durante as férias de verão, é das 13h às 19h) e a entrada é gratuita. As visitas de grupos organizados devem ser agendadas com atecedência pelo telefone (48) 3286-2624.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2013/10/…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.