VOLTAR

Parque da Chapada Diamantina é reconhecido como centro de pesquisa

ICMBio - www.icmbio.gov.br
09 de Abr de 2009

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), na Bahia, acaba de se tornar a primeira Unidade de Conservação (UC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reconhecida como centro de pesquisa.

Com três doutores em seu quadro de funcionários, o PNCD abre as portas para a pesquisa cientifica por meio do credenciamento na Plataforma Lattes, do CNPq (Conselho Nacional para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O grupo intitulado Gestão de Unidades de Conservação tem como linhas de pesquisa a botânica, o levantamento faunístico, a gestão de UC, o manejo do fogo, a educação ambiental, o geoprocessamento e o sensoriamento remoto e a biotecnologia.

Além de desenvolver pesquisas com o seu próprio corpo técnico, o PNCD também pretende estreitar as relações institucionais com pesquisadores e alunos de universidades, melhorando assim o conhecimento de sua biodiversidade e área de atuação, fortalecendo as ações de gestão.

"Essa nova diretriz de trabalho procura se inserir na nova postura assumida pelo ICMBio de incentivar o seu corpo de servidores a produzir conhecimento para a gestão da biodiversidade no país, em especial no interior de unidades de conservação", diz o chefe do PNCD, Christian Berlinck.

De inicio, a equipe gestora vai submeter à apreciação do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, que ocorrerá em setembro em Curitiba (PR), três artigos científicos. O primeiro sobre criação e delimitação de zonas de amortecimento; o segundo sobre ações e perspectivas de educação ambiental; e o terceiro sobre áreas prioritárias para combate de incêndios florestais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.