VOLTAR

Parque da Biodiversidade é inaugurado

Jornal Cruzeiro do Sul - http://www.cruzeirodosul.inf.br/
07 de Jun de 2013

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade "Marco Flávio da Costa Chaves" foi inaugurado hoje em Sorocaba e tem como principal função, proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das áreas de proteção permanente (APPs) das afluentes do Rio Sorocaba. O local, que é a primeira unidade de conservação da cidade, já está aberta para visitação da população.

São 600 mil metros quadrados de área verde, com vegetação predominantemente de Cerrado e de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas. Segundo a secretária do Meio Ambiente (Sema), Jussara de Lima Carvalho, a criação do parque foi importante para assegurar a conservação dessa fauna e flora de Sorocaba, cidade que se encontra em expansão econômica. "Com esta unidade de conservação ambiental, vamos amenizar os impactos decorrentes desse crescimento, colaborando para a conservação das espécies da região e estimulando a conservação e expansão da biodiversidade regional. Além disso, o parque permitirá o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades e atividades de educação ambiental", explica. Ainda de acordo com Jussara, o parque está aberto apenas para visitação e as atividades de educação ambiental estão programadas para iniciar apenas em agosto.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio declarou que a criação do parque faz de Sorocaba uma cidade melhor para se viver. "Os sorocabanos estão ganhando um espaço onde poderão conhecer a biodiversidade de flora e fauna da nossa região. É um local maravilhoso, que circunda o Parque Tecnológico e está bem próximo ao local onde teve início a história da nossa cidade, no Pelourinho de Itavuvu, efetivando o nosso objetivo de tornar Sorocaba uma cidade sustentável", comenta.

O nome do parque, "Marco Flávio da Costa Chaves", se deu em homenagem ao filho do ex-prefeito Flávio Chaves, cidadão emérito, que morreu num acidente automobilístico em 2010. Familiares do homenageado estiveram na solenidade de inauguração do parque, junto às autoridades, como a vice-prefeita Edith Maria Garboggini Di Giorgi, o vereador José Crespo e o presidente da Câmara dos Vereadores José Francisco Martinez. O presidente da fundação Toyota do Brasil Ricardo Bastos e o vice-presidente industrial da Toyota do Brasil Takaaki Masuda, também estiveram presentes no evento, representando a Toyota, empresa que investiu aproximadamente R$ 2 milhões nas obras do parque, como forma de compensação ambiental da implantação do complexo industrial de Sorocaba.

O investimento resultou em uma área que conta com estacionamento, espaço multiúso, quiosque e portaria. O espaço multiúso será utilizado como uma área de educação e recepção dos visitantes. Todos esses espaços possuem total acessibilidade. Já o quiosque será utilizado em atividades pedagógicas. Além da acessibilidade, com piso tátil e banheiros adaptados, o projeto também possui características sustentáveis, com iluminação led fotovoltaica para captação de energia solar, madeira certificada, tanto a cor quanto o material utilizado no telhado do salão multiúso tem uma capacidade térmica e futuramente será implantado um sistema de captação de água.

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade está localizado na avenida Itavuvu, numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima ao Complexo Industrial da Toyota, na Zona Norte da cidade e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Animal símbolo do parque

A cuíca-de-três-listras foi eleita o animal símbolo do Parque de Biodiversidade, após pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Prefeitura, encontrarem um exemplar da espécie pela primeira vez na região de Sorocaba, enquanto realizam um estudo de manejo ambiental no local, em fevereiro do ano passado. De acordo com a Sema, existem poucos registros da espécie em toda a América do Sul.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=478098

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.