VOLTAR

Parque "Cidade Indígena" é uma das propostas de Zé Ricardo para a valorização indígena e geração de renda com o turismo

Radar Amazônico - https://radaramazonico.com.br
12 de Out de 2020

A manhã deste domingo (11) foi marcada por uma animada carreata de militantes e apoiadores do candidato a prefeito de Manaus, Zé Ricardo (PT), e de sua vice, Marklize (PSol), na Zona Sul de Manaus. Ao percorrerem as ruas dos bairros de Educandos, Morro da Liberdade, Betânia, Petrópolis e São Francisco, eles receberam o carinho e o apoio da população as suas candidaturas. Após essa agenda, os candidatos seguiram para encontro com lideranças indígenas das etnias Kaixana, Kokama e Tupinambá, na Comunidade do Tarumã-Açu, Zona Oeste, onde falaram de suas propostas nessa área, como a criação do Parque Cidade Indígena em Manaus.

"Estima-se que mais de 30 mil indígenas desaldeados vivam na capital. Mas, até hoje, não tem política indígena por parte da Prefeitura, nem mesmo sendo o Amazonas o Estado com a maior quantidade de povos indígenas do Brasil. A pandemia mostrou o grande descaso com esses povos, que foram infectados e mortos pela Covid-19 por falta de atendimento e políticas de prevenção. Precisamos cuidar de todos e todas, também dos povos indígenas que vivem na cidade, com política habitacional, de educação, de atendimento em saúde diferenciado, além de valorizar as suas tradições e culturas", declarou Zé Ricardo.

Pela proposta, o Parque Cidade Indígena funcionará com espaços de oficinas para a manutenção das tradições, gastronomia, conhecimento e difusão da cultura indígena, com museu, biblioteca, centro de cultura e vendas de artesanato. Para o candidato e sua vice, o turismo tem possibilidade de aproveitar essa diversidade cultural em Manaus. "Hoje, pouco ou nada temos para mostrar da questão indígena em Manaus. O parque, além de fortalecer as tradições e a cultura, também vai trabalhar na geração de renda".

Além disso, eles pretendem criar o Centro de Atendimento ao Indígena, como espaço de acolhimento das propostas e demandas dos indígenas na cidade e encaminhamento aos órgãos municipais responsáveis; e o Centro de Conhecimento dos Povos Indígenas de Manaus, voltado à divulgação da cultura indígena e formação continuada, como ainda garantir a participação indígena no Conselho Municipal de Educação.

*Como agenda desta segunda (12)*, pela manhã, Zé Ricardo e sua vice, Marklize, fazem bandeiraço, adesivaço e minicomício na Zona Leste da cidade. À tarde, fazem gravação para os programas de televisão. E, à noite, reúnem-se com moradores da Zona Centro-Oeste de Manaus.

_Assessoria de Comunicação do candidato Zé Ricardo_

*texto de total responsabilidade da assessoria do candidato

https://radaramazonico.com.br/parque-cidade-indigena-e-uma-das-proposta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.