VOLTAR

Parque amazônico está entre os 17 patrimônios da Unesco

Agência Amazônia
23 de Abr de 2008

O Parque Nacional do Jaú (AM), localizado a 220 km de Manaus, está entre os 17 patrimônios naturais da humanidade, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Cachoeiras, primatas e trilhas na selva deram o título ao local. O parque situa-se na Bacia do Rio Jaú, entre os municípios de Novo Airão e Barcelos. É a maior reserva florestal do Brasil e o maior parque do mundo em floresta tropical úmida intacta.

Chega-se à região pela estrada Manacapuru-Novo Airão, ou pelo Rio Negro, em barco ou hidroavião. Novo Airão é a cidade mais próxima à entrada Sul do parque.

Visitas

A viagem de lancha dura seis horas. Em barcos comuns, o trajeto pode durar até 18h. O período ideal para visitas é entre julho e novembro. O visitante encontrará um clima constantemente úmido devido às florestas tropicais. O período chuvoso compreende os meses de dezembro e abril.

Este e outros patrimônios naturais brasileiros que ainda enfrentam dificuldade para montar a infra-estrutura de recebimento de turistas estão sendo observados pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.