VOLTAR

Parna Serra dos Órgãos lança edital de apoio à pesquisa

ICMBio - www.icmbio.gov.br
29 de Jun de 2009

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, lançou \"Edital para apoio a Projetos de Pesquisa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos\". O objetivo será apoiar a realização de pesquisas de interesse do parque, estimular a permanência de pesquisadores em campo, aumentar a intensidade de coleta de dados e ampliar a área de estudo de projetos de pesquisa em curso, possibilitando a execução de novos projetos.

Serão selecionados cinco projetos de até R$ 5.300,00 (cinco mil e trezentos reais) cada, com duração de um ano de execução, que atendam às linhas ou áreas de pesquisa prioritárias para pesquisa identificados no plano de manejo da unidade de conservação.

O financiamento aos projetos será feito pela Concessionária Rio-Teresópolis, como previsto no item II - q do Termo de Compromisso firmado entre o Instituto Chico Mendes e a Concessionária Rio-Teresópolis S.A., sob interveniência da Diretoria de Licenciamento do Ibama.

Propostas podem ser enviadas até dia 7 de agosto para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos/RJ. Os projetos devem atender a pelo menos uma das áreas ou linhas de pesquisa prioritárias para pesquisa definidas no plano de manejo do parque. Este ano será dada prioridade para projetos desenvolvidos nas áreas que foram incorporadas ao parque em 2008.

\"O objetivo será garantir a realização de pesquisas de interesse do parque. Os recursos são usados, na sua maioria, para cobrir custos com expedições de campo\", afirma a coordenadora de manejo de biodiversidade do parque, a analista Cecilia Cronemberger.

A seleção dos projetos ficará a cargo de um Comitê formado por dois analistas ambientais do parque, um representante da Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) e pesquisadores que não tenham relação direta com nenhuma das propostas apresentadas. Serão levados em consideração os seguintes critérios: coerência do projeto; consonância da proposta ao edital; intensidade do trabalho de campo; aplicabilidade imediata dos resultados no manejo do parque; ineditismo dos resultados, entre outros fatores, a critérios do comitê.

Os projetos selecionados no 1o edital, lançado em 2008, estão estudando o impacto de áreas de camping sobre plantas herbáceas e a fauna de solo; as espécies de bromélia do parque; o impacto de uma espécie exótica de primata sobre uma população de primatas nativos; as espécies de morcego do parque; e a população de uma espécie endêmica de ave. Os resultados preliminares incluem um novo registro de morcego para a área do parque e a gravação de um canto desconhecido da saudade-de-asa-cinza.

Confira o Edital 2009, bem como o Formulário para Apresentação de Projetos. Mais informações no site do Parque, no endereço www.icmbio.gov.br/parnaso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.