VOLTAR

Parna de Brasília é referenciado por atletas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: ICMBio
28 de set de 2018

Parna de Brasília é referenciado por atletas
28 de Setembro de 2018, 11h21

Profissionais afirmam que o Parque tem papel fundamental no seu desempenho nas competições.

As famosas piscinas de água natural do Parque Nacional de Brasília têm ajudado frequentadores habituais, que participam de competições de natação, a colecionarem medalhas. Chegar no Parque às 6h da manhã para nadar, virou rotina na vida dos moradores do Distrito Federal: Alex Luzardo e Danilo Dantas. Recentemente, Danilo ganhou a medalha bronze (200 metro peito e 200 metro livre) e ouro (50 metros peito e 50 metros livre) na categoria de 55 a 59 anos. "Ficamos orgulhosos com nossos medalhistas, que treinam no Parque, aproveitando, além da piscina, a natureza ", diz a chefe do Parque, Juliana Alves.

Os nadadores alegam que o Parque tem papel fundamental no seu desempenho, tanto para treinamento quanto para competições. "Piscinas com grandes dimensões, água corrente e sem cloro o que torna a densidade da água menor, realizamos mais força para nadar do que nadadores que treinam em piscinas de clubes e academias", explica Alex Luzardo.

Eles também ressaltam a beleza do lugar, cercado por matas e cerrado. "O silêncio e a paz que transmite aquele ambiente às 6 da manhã, horário que treinamos, não há estresse algum, assim todos nadadores conseguem tirar todo potencial dos treinos. E não menos importante a fauna sempre presente, faz muito bem a todos nós diariamente encontrarmos todo tipo de animais silvestres circulando próximo às piscinas", ressalta Alex.

Sobre o Parque
A criação do Parque Nacional de Brasília está intimamente relacionada com a construção da nova Capital Federal. A unidade de conservação surgiu da necessidade de se proteger os rios fornecedores de água potável à Capital Federal e de manter a vegetação em estado natural.

A principal atração do parque são as piscinas que se formaram em poços d'água. que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara com duração de 20 minutos a Cristal Água com diversos percursos, cujos trajetospodem ser percorridos de 1 hora até 3 horas à pé ou de bicicleta

A mais nova atração trata-se da Trilha União, localizada no limite entre o Parque e a DF 001 na região do Lago Oeste. A Coordenadora de Uso Público do Parque, Daniela de Assis, essa trilha é mais uma forma de integrar o Parque à sociedade geral e também um espaço para atletas do mountainbike. Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 75% da água potável que abastece Brasília.

* O Parque está aberto à visitação todos os dias, das 8h às 16h com permanência permitida até as 17h.
* Para os visitantes com ingressos para entrada mensal a entrada é permitida das 6h às 16h

Conheça aqui mais sobre o Parque

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9995-parna-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.