ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Izabela Ribeiro
14 de Set de 2009
O incêndio ocorrido na semana passada no Parque Nacional (Parna) da Tijuca, no Rio, fez a administração da unidade apressar a adoção de medidas antes previstas e preparar um plano de ação para o setor atingido - o alto da Pedra da Gávea, voltado para a proteção e controle do uso público local.
As medidas são a instituição do termo de responsabilidade individual, a intensificação de operações de fiscalização e o cercamento de alguns pontos de invasão junto ao acesso principal do local onde ocorreu o incêndio.
"Estamos ainda planejando a ampliação do parque neste setor, bem como a implantação de um plano de ação para salvaguarda das espécies ameaçadas junto ao Jardim Botânico, além de medidas de recuperação e controle", afirma Loscar, servidor do Parna.
O incêndio ocorreu no dia 7 de setembro e durou mais de dez horas. Queimou pelo menos cinco hectares do Parna da Tijuca, no alto da Pedra da Gávea. O fogo teve início na face leste e foi se espalhando com o vento até a face oeste.
No local atingido, segundo o servidor do parque, há várias espécies de bromélias e orquídeas endêmicas (só existem ali) e ameaçadas de extinção, o que pode comprometer a biodiversidade da região.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.