VOLTAR

Parlamentares reconhecem potencial das unidades de conservação no combate às mudanças climáticas

WWF - www.wwf.org.br
19 de Ago de 2009

"Esse estudo deixa evidente que o Brasil deve valorizar o seu potencial de combate às mudanças climáticas e espero que o debate possa ser um marco inicial de uma postura mais ativa do Congresso Nacional em relação ao tema" ressaltou o deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador -geral da Frente Parlamentar Ambientalista, após a apresentação do estudo "Redução das Emissões de carbono por Desmatamento no Brasil: o papel do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa)", na última quarta-feira, dia 19 de agosto, em café da manhã da frente parlamentar no anexo da Câmara dos Deputados.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio do WWF-Brasil e Wood Hole Research Center, o estudo mostra que 13 unidades de conservação apoiadas pelo Arpa reduzem as emissões de carbono por desmatamento em 1,1 bilhão de toneladas e comprova o papel central desempenhado por essas áreas no combate às mudanças do clima.

A mesa de apresentação do estudo contou com a moderação de Sarney Filho e exposições do coordenador do Arpa no Ministério do Meio Ambiente, Anael Aymoré; do superintendente de conservação do WWF-Brasil, Claudio Maretti; do coordenador do programa de mudanças climáticas do Ipam e responsável pelo estudo na instituição, Paulo Moutinho e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Rômulo Barreto Mello.

Durante as exposições, foi ressaltado o desafio e a necessidade de fazer com que o potencial de armazenamento de carbono do sistema de unidades de conservação da Amazônia seja visto como oportunidade de envolver o Brasil no recebimento de pagamentos por serviços ecológicos. Nesse sentido, Maretti chamou a atenção para o fato de que "o papel do Brasil será ainda mais efetivo na mitigação e adaptação às mudanças climáticas se for levado em consideração que o sistema de unidades de conservação funciona de maneira integrada e que é necessária uma gestão que compreenda isso".

No fechamento do encontro, o deputado Sarney Filho garantiu que a discussão da mesa será levada à Comissão Mista de Combate às Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e disse esperar que "isso ajude na definição do modelo de participação que o governo brasileiro terá nesse grande encontro que é a COP 15 e que ainda está incerto".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.