VOLTAR

Parceria entre Ufopa e Malungu auxilia comunidades quilombolas no enfrentamento à Covid-19

G1 Santarém - PA
Autor: G1 Santarém - PA
13 de Mai de 2020

Além de acomapnhamento a cadastros de auxílio emergencial, são produzidos materiais informativos adaptados à realidade regional.

Uma parceria entre Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa) e a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo - Malungu está apoiando comunidades quilombolas em ações de combate à pandemia. Malungu e Sacaca/Ufopa na luta contra o coronavírus nos territórios quilombolas do Pará é o nome do projeto que está atendendo comunidades quilombolas em todo o estado.

O projeto integra uma rede de voluntariado que assessora a Malungu em várias demandas, como na realização e acompanhamento de cadastros para o auxílio emergencial aos comunitários; na produção de materiais informativos adaptados à realidade regional; em articulações com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Pará para defesa de direitos das comunidades quilombolas; e com atendimento de saúde on-line prestado por dois médicos e uma enfermeira.

De acordo com a Ufopa, a maioria dos integrantes do projeto faz parte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, que conta com outros voluntários envolvidos.

O trabalho é coordenado pela professora Luciana Carvalho, antropóloga, que tem uma relação mais frequente com as comunidades. "A ação foi-se constituindo diante da pressão da epidemia e das necessidades das comunidades", disse. A professora informou que, informalmente, as contribuições dos voluntários têm ocorrido desde a abertura dos pedidos de auxílio emergencial, no início do mês de abril, mas formalmente a rede de voluntariado se formou no dia 21 de abril.

O atendimento é direcionado às comunidades assistidas pela Malungu, que trabalha com pouco mais de 400 comunidades, todas elas inseridas em coordenações regionais (Baixo Amazonas, Marajó, zona guajarina, zona tocantina, entre outras).

Desde o início do processo, foram feitas dezenas de cadastros e o acompanhamento de cadastros para auxílio emergencial, estes principalmente de comunidades da regional do Baixo Amazonas. Outros voluntários e os próprios líderes quilombolas se responsabilizaram por fazer o cadastro de pessoas de suas áreas de moradia e atuação.

Em relação aos informativos, Luciana explicou que são produzidos áudios, vídeos e notas informativas em linguagem adequada às comunidades. "Isso foi necessário porque a maior parte dos informativos se dirige a um público urbano e atendido por serviços básicos, o que não é o caso das nossas comunidades. Por exemplo: Como lavar as mãos onde não há uma bica com água corrente? Além disso, os materiais ilustrados normalmente têm figuras de pessoas brancas, então fizemos materiais com figuras de pessoas negras, que formam a maioria das comunidades quilombolas".

O projeto também está fazendo o levantamento de casos da doença nos territórios quilombolas e das dificuldades vividas pelas comunidades que implantaram barreiras sanitárias e enfrentam problemas com pessoas e empresas que as desrespeitam.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/05/13/parceria-ent…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.