VOLTAR

Parceria entre Sabesp e Instituto Socioambiental em prol dos mananciais

Sabesp
24 de Mai de 2007

Parceria entre Sabesp e Instituto Socioambiental em prol dos mananciais

A nova postura da empresa de diálogo e aproximação com as entidades de proteção do meio ambiente já apresenta seus primeiros resultados. Nesta quarta-feira (23/5), o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira e o Secretário Executivo do Instituto Socioambiental, Enrique Svirsky, assinaram um protocolo de intenções que prevê o desenvolvimento de ações integradas de diagnóstico e divulgação de informações que irão contribuir para a recuperação, proteção e gestão das áreas dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo.
Durante a cerimônia, o presidente Gesner Oliveira, comentou que esta parceria é muito positiva, pois representa um esforço sistemático da Sabesp no sentido de se transformar em uma empresa de meio ambiente. "Hoje, a Empresa já é atuante, uma das agentes de proteção do meio ambiente e está levando às últimas consequências o objetivo estratégico de sustentabilidade. Sendo assim, ao preservar os mananciais, a Sabesp assegura não apenas boas condições ambientais, como também garante a qualidade da água que fornece para a população.", concluiu o presidente.
Os representantes do Instituto Socioambiental comentaram sobre a evolução do comportamento da Companhia e também do próprio Governo do Estado em relação aos mananciais. "Nós sempre buscamos a transparência no relacionamento com as entidades públicas, como a Sabesp, e agora estamos tendo uma boa receptividade por parte da atual diretoria da Empresa. Percebemos o grande entusiasmo do presidente Gesner Oliveira no sentido de que as coisas realmente aconteçam e este protocolo é o início e o exemplo disso", enfatizou Enrique Svirsky, secretário executivo do Instituto Socioambiental.
A coordenadora de mananciais do ISA, Marussia Whately, afirmou ter grandes expectativas com este protocolo, já que o ISA ao longo dos anos tem produzido estudos e inúmeras informações sobre os mananciais. "Em relação específica a mananciais, a pretensão deste protocolo é o desenvolvimento da parceria entre o ISA e a Sabesp de um amplo diagnóstico sobre a situação do saneamento na Guarapiranga, na Billings, na região do Juqueri-Cantareira para proporcionar para a sociedade, uma reflexão sobre a atual situação e as perspectivas futuras de conservação destes mananciais. Esperamos que na prática, os termos deste protocolo possam ser bem-sucedidos, uma vez que se reverterá em mais qualidade de vida para toda a sociedade", disse Marussia.
Após a assinatura do protocolo, que contou com a presença de todos os diretores da Empresa, o presidente Gesner apresentou metas da Empresa para o meio ambiente, como a obtenção da ISO 14.001 em algumas unidades operacionais até 2010 e a publicação de um balanço ambiental a partir de 2008.

Abraço na Guarapiranga
Acontece neste domingo, pelo segundo ano consecutivo, um abraço simbólico na represa Guarapiranga. Promovido pelo Instituto Socioambiental e pela sociedade civil organizada, o ato é uma forma de protestar contra a atual situação de degradação do manancial, além de ser uma tentativa de conscientizar a todos sobre a necessidade e importância das ações que estão sendo realizadas nos mananciais.
Neste evento, que contará com a presença do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, será apresentado um placar que registra tudo o que está sendo feito em prol da Guarapiranga, de acordo com o que foi proposto no Seminário Guarapiranga, realizado no ano passado e que estabeleceu a implementação de um programa de ações para proteção e recuperação da Guarapiranga.
Segundo Marussia, no resultado preliminar é interessante verificar que dentre os vários atores que tem responsabilidade sobre os mananciais, a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, são os que estão desenvolvendo um maior número de ações.
Para outras informações sobre a programação do evento, basta acessar o site do Instituto Socioambiental: www.socioambiental.org

Sabesp, 24/05/2007

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.