VOLTAR

Paraíba integra indígenas em conselhos de educação

24 Horas News-Cuiabá-MT
19 de Jan de 2005

O governo estadual da Paraíba anunciou, nesta terça-feira (18/01), o nome de dois professores indígenas da tribo Potiguara para ocupar postos na estrutura da Secretaria de Educação.

Iolanda dos Santos Mendonça assume o CEE (Conselho Estadual de Educação) por um mandato de três anos, enquanto que Raimundo Duarte Lima vai para o Ceae (Conselho Estadual de Alimentação Escolar) por dois anos.

O CEE tem entre suas funções legislar sobre a educação estadual, analisar projetos e dar parecer. Já o Ceae controla a aplicação dos recursos da merenda nas redes estadual e municipal de ensino.

De acordo com o coordenador da Educação Escolar Indígena da Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), Kleber Gesteira, esta é a primeira vez que professores indígenas da Paraíba assumem cadeiras nos conselhos do estado.

A abertura é resultado dos compromissos assumidos pela Secretaria de Educação durante o Seminário Estadual de Educação Escolar Indígena que aconteceu na Paraíba, no segundo semestre de 2004.

Potiguara
O povo Potiguara tem cerca de dez mil pessoas que habitam os municípios de Marcação, Rio Tinto e Baia da Traição, no litoral norte da Paraíba. Nos três municípios existem 29 escolas indígenas, das quais, 25 são municipais e quatro estaduais. Estão matriculados na educação infantil, 681 alunos; no ensino fundamental, 2.561; e na educação de jovens e adultos, 552

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.