VOLTAR

Para Zeca do PT, índios sairão das terras pacificamente

Site do PT-Brasília-DF
16 de Jan de 2004

O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, reuniu-se na tarde desta sexta-feira com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes. Ao final do encontro, o governador afirmou estar convicto de que será encontrada uma solução pacífica para a disputa por terras envolvendo índios guaranis e produtores rurais no Sul do Estado.

"Nós temos absoluta certeza, pelo compromisso de nosso governo com as causas indígenas, pela relação de confiança comigo e com o presidente Lula, que a saída para essa questão será pacífica. Na semana que vem teremos cumprido a ordem judicial de reintegração de posse daquela área."

O governador voltou a defender a necessidade de se encontrar mecanismos legais para indenizar os produtores rurais pelas terras que forem demarcadas e não apenas pelas benfeitorias, como ocorre atualmente. "São na quase totalidade pequenos proprietários, gente de boa fé que recebeu a titularidade do governo federal. Não podem ser banidos sumariamente de suas propriedades sem nenhuma compensação."

Ciente de que o problema não terá uma solução definitiva rápida, o governador ponderou que a prioridade é cumprir a determinação do presidente Lula e restaurar o estado de direito. "Vamos trabalhar no limite de nossas forças para conseguirmos uma solução negociada. Não aceitamos alternativa outra que não essa. Mas a ordem judicial deve ser e será cumprida."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.