VOLTAR

Para socialista, área já é suficiente

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
22 de Jun de 2003

A manifestação do Executivo contra a ampliação de reservas indígenas se sustenta no temor de aprovação de nove portarias em processo, além de outras 16 ainda em estudos, em trâmite na Funai. Juntos, esses procedimentos podem resultar na concessão de 25 milhões de hectares a povos índios.

Somado às áreas já existentes, esse número saltaria para 49,7 milhões de terra a uma população de 24 mil habitantes. Atualmente, o governo calcula já estar possibilitando 650/ha em média para cada índio apenas com os 15,6 milhões/ha garantidos constitucionalmente. "Área mais do que suficiente para sustentar uma família, mesmo produzindo de maneira sustentável, sem destruir o meio ambiente e preservando a biodiversidade", reforça texto do ofício encaminhado ao ministro Márcio Tomaz Bastos.

Caso ocorresse a homologação desses relatórios, Mato Grosso poderia chegar ao percentual de 57% de seu território comprometido com reservas, dentre as quais parques nacionais e pantanal. (ER)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.