VOLTAR

Para secretário, seca no Paraíba é pior que a do Cantareira

OESP, Metrópole, p. A10
14 de Ago de 2014

Para secretário, seca no Paraíba é pior que a do Cantareira

SÃO PAULO - O secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, afirmou na manhã desta quarta-feira, 13, que a seca na região atendida pelo Rio Paraíba do Sul é pior que a registrada no Sistema Cantareira. "Não se assemelha. Eu acho que ela é mais grave do ponto de vista do abastecimento", disse Arce, em entrevista à Rádio Estadão. Segundo o secretário, a "água do Paraíba está acabando".
"Aqui em São Paulo, na parte paulista do Vale do Paraíba, de Jacareí a Queluz, incluindo aí Taubaté e São José dos Campos, nós consumimos em torno de 7 metros cúbicos de água por segundo; já o Rio de Janeiro (consome) 55 metros cúbicos", comparou Arce.
O secretário repetiu as declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que, ao reduzir a vazão do Rio Jaguari, cumpre legislação da Agência Nacional de Águas (ANA) que determina que o abastecimento prioritário é para a população.
"O que nós estamos defendendo é usar a legislação, que é muito clara quanto a isso. A água é prioritária para atendimento das necessidades do consumo humano, que é cozinhar, tomar banho, tomar água, além de matar a sede dos animais", afirmou. "Fora isso, o resto é detalhe, que não deve ser atendido numa situação como a que estamos vivendo atualmente."
Arce afirmou ainda que o abastecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro não é prejudicado pela menor vazão do Jaguari. "Para chegar água ao Guandu, ela passa obrigatoriamente pelas usinas da Light. Evidentemente, se passa 100 metros cúbicos por segundo, gera mais energia do que se passasse só os 45 que precisa. Mas não faltaria energia elétrica no Rio porque o sistema é interligado", disse. "Só para lembrar: no Rio há duas usinas nucleares, tem termoelétrica. Não há um problema de energia, é um problema de escassez de água para o atendimento da população."

Reunião amanhã vai discutir a situação da bacia

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (Ceivap) vai discutir amanhã o agravamento na crise hídrica na região abastecida pelo Rio Paraíba do Sul e seus afluentes. As declarações de Mauro Arce, sobre uma seca pior que no Cantareira, estarão em discussão. Municípios do Rio enfrentam dificuldade na captação decorrentes da decisão da Cesp. Das 184 cidades da bacia nos Estados de São Paulo, Rio e Minas Gerais, 41 já tiveram o abastecimento afetado. Dessas, 15 ficam em São Paulo e 26 no Rio. A reunião, por videoconferência, terá a participação de representantes da ANA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do ONS. /J.M.T.

OESP, 14/08/2014, Metrópole, p. A10

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,secretario-de-sp-afirma-…

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,comite-discute-crise-hidrica-n…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.