VOLTAR

Para salvar o planeta temos de começar no Lagamar

Correio do Litoral.com - http://correiodolitoral.com/
10 de Out de 2013

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove, entre 10 e 11 de outubro, o II Workshop Bio&Clima-Lagamar.

Durante o evento serão apresentados os resultados das nove pesquisas apoiadas pelo Edital Bio&Clima-Lagamar, que financia pesquisas sobre vulnerabilidade e adaptação de espécies e de ecossistemas, em relação a diferentes cenários climáticos na região do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar. As pesquisas selecionadas estão em andamento e fornecem importantes subsídios para a gestão de unidades de conservação da região.

Berçário do planeta

A Mata Atlântica é considerado o bioma mais ameaçado do país com cerca de 8% da sua cobertura original, segundo o anuário 2013 da SOS Mata Atlântica. Apesar disso, é nesse bioma que está localizado um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, o Lagamar.

Essa região é de extrema importância para a conservação da grande biodiversidade do bioma, que abriga mais 22 mil espécies de fauna e flora e no qual vivem cerca de 120 milhões de pessoas, de acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Lagamar possui número expressivo de áreas protegidas estabelecidas, entre públicas e privadas. A portaria MMA N"150, de 08 de Maio de 2006, criou o Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar com 31 unidades de conservação, sendo 11 federais, 17 estaduais e três municipais.

Atualmente o Mosaico já conta com 44 UCs, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Nesse contexto, destaca-se a Reserva Natural Salto Morato, que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) mantida pela Fundação Grupo Boticário. Considerada referência em manejo de reserva natural, a região onde ela se encontra foi reconhecida pela Unesco como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

Em Salto Morato, gestão e produção científica caminham lado a lado. Esse modelo que já existe em Salto Morato pode ser ampliado para outras UCs, a partir das experiências trocadas no Workshop, permitindo a união entre políticas públicas e conhecimento científico.

Integração para a conservação

Karen Cope, diretora da Secretaria de Mudanças Climáticas do MMA participará do workshop como palestrante com o tema 'Esforços governamentais relativos à elaboração do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas' e ressalta o caráter integrador do evento. "Para mim o grande benefício é, a partir desse encontro, estabelecer o diálogo e abrir canais de comunicação para receber sugestões e discutir experiências que podem ser colocadas em prática pelo governo", destaca Karen.

Além de representantes do poder público, participarão do evento gestores de Unidades de Conservação do Lagamar, instituições de ensino e pesquisa com atuação na região e responsáveis técnicos dos projetos apoiados pelo Edital Bio&Clima-Lagamar, alguns dos quais apresentarão as iniciativas que desenvolvem a partir dessa linha de apoio.

Proteção de aves estuarinas

Um desses projetos que será apresentado analisa a vulnerabilidade das aves estuarinas às mudanças climáticas, no litoral do Paraná, sendo realizado pelo Instituto Mater Natura.

De acordo com o responsável técnico pelo projeto, Marcos Ricardo Bornschein, existem dois grupos de aves na região: as que procriam e as migratórias, sendo que ambas podem ser afetadas pelas mudanças climáticas. "No caso das migratórias, as rotas e as datas que elas chegam e saem da região podem ser desequilibradas pelas modificações do clima. Já no caso das reprodutivas, essas mudanças podem modificar ou acabar com o ambiente que elas precisam para procriar, com vendavais, degradação de ninhos, cheias ou secas, alterando assim as populações das espécies que ficam impossibilitadas de reproduzir", explica.

Uma dessas aves é o bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris), descoberto no litoral do Paraná pela pesquisadora Bianca Reinert, em 1998. A espécie está em perigo de extinção, integrando a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção, da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - MOSAICO DO LITORAL SUL DE SÃO PAULO E DO LITORAL DO PARANÁ - LAGAMAR
ESFERA FEDERAL ESFERA ESTADUAL ESFERA MUNICIPAL
Área de Relevante Interesse Ecológico Ilha da Queimada Grande e Queimada Pequena
Área de Relevante Interesse Ecológico Ilha do Ameixal
Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe
Estação Ecológica Tupiniquins
Reserva Extrativista Mandira
Área de Proteção Ambiental Guaraqueçaba
Estação Ecológica de Guaraqueçaba
Parque Nacional Superagui
Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange
Reserva Particular do Patrimônio Natural Salto Morato
Reserva Particular do Patrimônio Natural Sebuí Área de Proteção Ambiental Ilha Comprida
Estação Ecológica Chauás
Estação Ecológica Juréia-Itatins
Parque Estadual Campina do Encantado
Parque Estadual Jacupiranga
Parque Estadual Ilha do Cardoso
Área de Proteção Ambiental Guaratuba
Floresta Estadual do Rio das Onças
Estação Ecológica Ilha do Mel
Parque Estadual Boguaçu
Parque Estadual da Ilha do Mel
Parque Estadual do Pau Oco
Parque Estadual Pico do Marumbi
Parque Estadual da Graciosa
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Parque Estadual Pico Paraná
Parque Estadual Serra da Baitaca Parque Natural da Restinga
Parque Natural do Manguezal do Rio Perequê
Parque Natural da Lagoa do Parado

http://www.correiodolitoral.com/economia-territorio/6143-para-salvar-o-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.