VOLTAR

Para reforçar economia de indígenas que vivem em Rio Branco, ONG faz feira de artesanato em shopping

G1 Ac - g1.globo.com/ac
Autor: Por G1 AC
03 de Jun de 2021

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2021/06/03/para-reforcar-economia-…

Projeto quer fortalecer mulheres indígenas que vivem em contexto urbano. Este é um projeto piloto encabeçado pelo Instituto Xubuã.

Uma feira de artesanato indígena vai ocorrer em Rio Branco nesta sexta-feira (4) e sábado (5) na praça de alimentação do Shopping Popular, em Rio Branco. Este é um projeto piloto encabeçado pelo Instituto Xubuã, uma organização não governamental fundada pelo biólogo Vanderson Brito.

O objetivo, segundo Brito, é fortalecer economicamente os indígenas que vivem em contexto urbano na capital. Ao todo, 20 indígenas devem participar do evento.

"O foco é trabalhar com indígenas em contexto urbano, principalmente com a juventude e mulheres indígenas. Nossa intenção é que esse projeto piloto se torne fixo para fortalecer as mulheres artesãs que vivem na cidade. Grande parte desse artesanato é feito nas aldeias, mas a ideia é dar essa força a mais para as indígenas que moram em Rio Branco e que têm dificuldade de capitalizar, se manter. Além de expor a cultura e as tradições, isso gera uma renda a mais", explica.

O evento deve contar com artes dos povos Huni kui, Yanawa, Apurinã, Kaxarari e Marubo.

A presidente da Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul da Amazônia e Noroeste de Rondônia (SITOAKORE), Nedna Yanawa, diz que esse é um momento de valorização dos povos indígenas do estado.

"Essa é uma forma de estar fortalecendo a cultura do povo indígena através de seus artesanatos, então fazer esse trabalho de promoção junto com outras instituições para nós é motivo de muita alegria, poder estar levando essa esperança para os artesãos indígenas, desde o trabalho da aldeia até os que estão em contexto urbano", diz.

Ela acredita que isso também contribui para a economia dos povos indígenas. "É uma forma de valorizar os 16 povos indígenas do Acre e vamos fazer esse evento com todos os cuidados, se adequando ao que essa nova realidade nos exige", destaca.

Serviço

Feira do artesanato indígena
Quando: 4 e 5 de junho (sexta-feira e sábado);
Onde: Praça de alimentação do Shopping Popular, no Centro;
Horário: Das 9h às 15h.
Os participantes devem seguir todas as normas de medidas sanitárias devido à pandemia da Covid.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.