VOLTAR

Para que serve o Fórum Social Mundial?

JB, Outras Opiniões, p. A11
19 de Jan de 2005

Para que serve o Fórum Social Mundial?

Rosana Heringer
Socióloga

A pergunta tem sido feita por muitos jornalistas, cientistas sociais e integrantes de movimentos populares e organizações não-governamentais mundo afora e também no Brasil. Críticos do evento têm afirmado que se trata de uma feira de idéias, sem conseqüências práticas. Mesmo entre os participantes regulares trava-se um debate sobre o possível caráter deliberativo do Fórum. Pergunta-se se não deveria haver um processo de tomada de decisões mais centralizado, que permitisse canalizar aquele rio de idéias em algumas propostas mais sintéticas e práticas.
Existe alguma razão, num primeiro momento, em compartilhar esta visão crítica e ''utilitária'', por assim dizer, do Fórum Social Mundial, ou mesmo em fazer considerações do tipo: deveria se usar todos esses recursos em atividades que contribuam para a solução mais imediata de alguns problemas que afligem a sociedade nacional e global.
Olhando mais de perto, observa-se que esta percepção resulta de um olhar enviesado sobre as reais possibilidades do Fórum Social Mundial. O problema é olhar o Fórum apenas como um evento isolado, esgotado em si mesmo. Descobre-se a grandeza e o alcance deste encontro quando se consegue observá-lo em perspectiva, associado a um conjunto de atividades, organizações sociais e movimentos que trabalham num horizonte de médio e longo prazos para realizar mudanças reais na vida de muitas pessoas. Assim, o Fórum Social Mundial serve como um momento, uma etapa nesta diversificada sucessão de momentos que constroem e fortalecem a vida política nas suas mais diferentes manifestações.
Prova viva que ratifica esta grandeza e este alcance é o testemunho de uma mulher negra de 62 anos, quebradeira de coco no interior paupérrimo do Maranhão, que levamos ao último Fórum realizado no Brasil. Ainda posso ouvir Dona Dijé: ''Na minha idéia, o Maranhão era diferente da realidade do resto do mundo''. Ela, que nunca havia saído de sua comunidade, ouviu relatos da luta negra de outros povos, contou à então ministra Benedita da Silva sobre os problemas enfrentados em sua comunidade e percebeu que ''uma imensidão de gente pode ter tanta diferença e tanta luta igual''.
O Fórum Social Mundial é um encontro político. Numa época de utopias escassas, frágeis partidos políticos e mudanças aceleradas, o Fórum Social Mundial serve para revigorar milhares de militantes e profissionais envolvidos com causas distintas e, ao mesmo tempo, agregadoras, como a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, o comércio justo, a igualdade racial e de gênero, a democracia efetiva, os direitos das populações tradicionais, a defesa da agroecologia, entre tantas outras.
O mundo está mudando rápido, regimes políticos fragilmente democráticos se perpetuam no poder, o crescimento econômico a qualquer preço tornou-se imperativo em todos os cantos do planeta. Não haverá, portanto, ''soluções'' milagrosas nem receitas prontas para a construção de um ''novo mundo'', que precisa ser transformado em aspectos tão diversos e, em muitos casos, cristalizados.
O Fórum Social Mundial serve para darmos mais um passo na construção de alternativas que, se nunca chegarão a ser uma só, podem agregar cada vez mais adeptos e ampliar seu impacto numa escala nacional e global, gerando mudanças viáveis e sonhos possíveis.

Rosana Heringer é coordenadora geral de Programas da ActionAid Brasil

JB, 19/01/2005, Outras Opiniões, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.