VOLTAR

Para economizar, governo gaúcho fechará Fundação Zoobotânica

((o))eco - http://www.oeco.org.br/
Autor: Daniele Bragança
13 de Ago de 2015

A pretexto da crise econômica que assola o Rio Grande do Sul, para cortar despesas, o governador do estado decretou a extinção da Fundação Zoobotânica, entidade que administra o Museu de Ciências Naturais, o Jardim Botânico e o Zoológico de Sapucaia do Sul, além de coordenar a elaboração da lista vermelha de espécies ameaçadas do estado. A Fundação é a única entidade que faz esse tipo de monitoramento no estado.

A reação de acadêmicos, ambientalistas e trabalhadores da Fundação foi se mobilizar para impedir a extinção do órgão. Uma petição online foi criada para coletar assinaturas. Ele será entregue à Assembleia Legislativa do estado, onde está sob apreciação dos deputados estaduais o projeto que acaba com a Fundação Zoobotânica.

Além da perda científica e da conservação, 200 empregos serão extintos. A economia será de 26 milhões de reais por ano. Não é muito. O custo da manutenção das atividades do órgão não chega a 1% da receita do estado.

O governo pretende economizar e o estado irá assumir parte das atividades. O restante será tocado através de convênios com universidades e a administração do zoológico será repassada para a iniciativa privada.

Além de cuidar da lista vermelha de espécies ameaçadas, a instituição é a única do estado que fornece veneno de serpentes para produção de soro antiofídico no Sul do país.

Ajuste fiscal

O pacote de ajuste fiscal não atinge apenas a Fundação Zoobotânica. A Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e a Companhia de Silos e Armazéns (Cesa) também serão extintas.

Para piorar a situação econômica no estado, a União bloqueou nesta terça-feira (11) as contas gaúchas até o pagamento da dívida do estado com a União, que representam 13% da receita mensal do estado. A medida ocorre após 4 meses de atraso nos pagamentos. O governo do Rio Grande do Sul não paga desde abril.

http://www.oeco.org.br/noticias/para-economizar-governo-gaucho-fechara-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.