VOLTAR

Pará: começa júri de acusados de matar casal

O Globo, País, p. 7
04 de Abr de 2013

Pará: começa júri de acusados de matar casal
Julgamento de três réus pode terminar hoje à noite; execução de ambientalistas foi em 2010

Evandro Corrêa*
opais@oglobo.com.br

-MARABÁ (PA)- Até o início da noite de ontem, seis testemunhas já tinham sido ouvidas no julgamento de José Rodrigues, Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento, acusados de matar os ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, em 24 de abril de 2010, na zona rural do município de Nova Ipixuna, no Sudeste do Pará. Logo nas primeiras horas da manhã de ontem, entidades e movimentos sociais acamparam em frente ao fórum de Marabá. Deitados no chão, um grupo de agricultores empunhava cruzes fazendo alusão aos assassinatos no campo ocorrido nos últimos anos no Pará.
A sessão do Tribunal do Júri começou por volta de 9h e tem previsão para encerrar hoje à noite ou na madrugada de amanhã.
A primeira testemunha que falou em juízo foi o colono José Maria Gomes Sampaio, cunhado de José Cláudio Ribeiro. Ele relatou animosidades entre José Rodrigues e o casal assassinado.
Em seguida, prestou depoimento Laisa Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo. Ela narrou que, depois da morte do casal de ambientalistas, teve que sair do assentamento Praialta Piranheira, porque recebeu ameaças de morte.
À tarde, ocorreu o primeiro embate entre a defesa e a acusação, momento em que a testemunha Nilton José Ferreira de Lima afirmou que viu o réu José Rodrigues sair, momentos antes, do local onde o casal de ambientalistas foi assassinado.
Testemunhas de defesa afirmaram que o ambientalista José Cláudio Ribeiro participou de um homicídio, em 2009. (*Especial para O GLOBO)

O Globo, 04/04/2013, País, p. 7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.