VOLTAR

Panorama Nacional

Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT
18 de Abr de 2005

Macuxi

Menos de uma semana após a homologação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, índios da etnia macuxi vão ao Palácio do Planalto amanhã, Dia do Índio, para agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dizer que esperam que os plantadores de arroz que cultivam na área deixem o local pacificamente.

Xingu

Além dos índios macuxi, Lula receberá amanhã índios de outras etnias, como os caiapós. Principal líder da etnia que vive no Xingu, o cacique Raoni desenvolveu na região um método diferente de administração da saúde indígena, que será apresentado ao presidente. Coordenado por seu sobrinho, Puiu, o sistema consiste na administração pelos índios dos recursos repassados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Puiu

Puiu contou que com o dinheiro recebido foi construído um hospital "de cimento" na aldeia onde trabalham, entre outros profissionais, 4 enfermeiros, 2 médicos e 2 dentistas. Segundo ele, não há mortalidade infantil na área e a gripe e suas complicações, que são temidas por índios, foram resolvidas com a aplicação de vacinas contra o vírus da gripe e da pneumonia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.