VOLTAR

Pankararus vencem luta pela terra

Diário de Pernambuco
Autor: Marcionila Teixeira
15 de Ago de 1997

Uma luta pela terra, iniciada há 57 anos, está começando a ser vencida pelos índios Pankararu, que habitam as cidades de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá, no Sertão do São Francisco. Os posseiros da região, que ocupam 38% das áreas indígenas mais produtivas, estão procurando a Funai com a proposta de abandonar as terras em troca de indenizações. O dinheiro já foi entregue a trinta posseiros.
--

Pólo Sindical protesta

O diretor do Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco, Eraldo Souza, constestou a atitude dos posseiros, lembrando que a Funai está desrespeitando um acordo fechado em 1994, quando os posseiros só sairiam de suas regiões com a garantia de indenização e de reassentamento em outras áreas. Até hoje nada foi feito pelo Incra.
--

Memória: tribo foi expulsa do litoral
A notícia traz o histórico dos Pankararu, desde os tempos pré-coloniais.
--

Índia lidera reocupação

A maior líder indígena do Estado e uma das referências da raça no país, a índia Quitéria Maria de Jesus, 57 anos, é pankararu. Há 33 anos ela exerce liderança entre os companheiros e conhece vários estados do Brasil, graças ao movimento de luta pela terra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.