VOLTAR

País investe menos de 3% em pesquisa e verde

O Globo, Economia, p. 46
17 de Set de 2011

País investe menos de 3% em pesquisa e verde
Rio+20 deve ser visto como oportunidade de negócios no Brasil, dizem especialistas

Liana Melo

É desproporcionalmente pequena a parcela dos investimentos totais em pesquisa e desenvolvimento em projeto de economia verde no país. O percentual é de míseros 2,64%. Dos R$47,8 bilhões desembolsados em 2010, foram alocados em projetos de P&D verde apenas R$1,2 bilhão. Os dados contrastam com o potencial do país, que é dono de 13% da biodiversidade do planeta e detém 20% dos recursos hídricos do mundo.
- Tem alguma coisa profundamente errada no nosso sistema de inovação. Estamos longe de usar os recursos naturais do país de uma forma inteligente e sustentável. Afinal, estes recursos naturais são o nosso maior ativo. Se nós não compreendermos isso, vamos dar um tiro no pé - disse o economista Claudio Frischtak, que participou, ontem, no Rio, do encerramento do Fórum Nacional, organizado pelo ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso.
Anfitrião da Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), o Brasil entrega no próximo dia 1o de novembro a proposta brasileira para a ONU. Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, o país tem um potencial imenso de ser um país paradigmático no desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento sustentável além do meio ambiente
- Precisamos da aceitação pela área econômica da importância do desenvolvimento sustentável. Os ministros da Fazenda, do Meio Ambiente e de Minas e Energia devem defender a importância desse conceito tanto quanto o Ministério do Meio Ambiente - defendeu Lago, que é negociador-chefe do Ministério das Relações Exteriores para a conferência.
Prevista para ocorrer 20 anos após a Rio-92, a conferência vai contar com 193 países e cerca de 100 chefes de Estado. Só que, na opinião da deputada estadual Aspásia Camargo (PV-RJ), a pouca mobilização da sociedade brasileira em torno do encontro é demonstração clara da "falta de visão estratégica das elites brasileiras de que estamos diante de uma oportunidade gigantesca". Aspásia é membro da Comissão de Organização da Rio+20.

O Globo, 17/09/2011, Economia, p. 46

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.