VOLTAR

País defende rastreamento de transgênico

FSP, Ciência, p. A16
14 de Mar de 2006

País defende rastreamento de transgênico
Criticado em abertura de encontro da ONU, Brasil opta por controle; indústria terá 4 anos para se adaptar

REINALDO JOSÉ LOPES
MARI TORTATO

O Brasil defenderá regras mais estritas para o comércio internacional de transgênicos durante a MOP-3 (3o Encontro das Partes) do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, reunião da ONU aberta ontem em Curitiba. A decisão foi anunciada ontem à noite em São Paulo pela ministra Marina Silva (Meio Ambiente).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu ontem, em reunião com Marina e com os ministros Roberto Rodrigues (Agricultura) e Dilma Rousseff (Casa Civil), que o país defenderá o uso do termo "contém" organismos vivos modificados no artigo 18 do texto do protocolo nas cargas de produtos agrícolas destinadas à exportação.
A expressão era motivo de briga dentro e fora do governo. O uso de "contém" significa que o país terá de segregar grãos transgênicos dos convencionais na cadeia produtiva -o que, segundo a indústria e o Ministério da Agricultura, onera a produção nacional.
Pela posição brasileira, os produtores que já segregam os grãos transgênicos dos convencionais deverão rotular suas cargas com "contém" assim que a regra entrar em vigor. Quem ainda não segrega -ou seja, a maior parte da indústria- terá um prazo de quatro anos para se adaptar.
"Seria uma incoerência agir de outro jeito. Essa proposta faz jus à potência ambiental que é o Brasil", declarou Marina durante entrevista coletiva. Para a ministra, a posição também daria flexibilidade econômica à agricultura brasileira. "Hoje nós somos o único país onde ambos os modelos, o transgênico e o não-transgênico, podem conviver."
"A médio prazo, essa opção protege a produção brasileira e mundial", argumentou João Paulo Capobianco, secretário de Biodiversidade e Florestas, citando o caso do mercado chinês -que não é contra transgênicos, mas quer saber exatamente o que consome. "Isso impede, inclusive, futuras barreiras não-tarifárias."
Ainda não se sabe se o "contém" OVM (organismo vivo modificado) será efetivamente incorporado pelo Protocolo de Cartagena. "É claro que se trata de uma decisão multilateral, mas acreditamos que a nossa postura é inovadora e tira o protocolo do impasse", afirmou Marina Silva. Impasse gerado, em parte, pelo próprio Brasil: na reunião anterior, em Montreal, o país, ao lado da Nova Zelândia, bloqueou uma decisão que já se encaminhava para o "contém".
A ONG ambientalista Greenpeace classificou a posição de "grande vitória para a biossegurança do planeta", mas considerou que o período de transição é "inaceitável". O Greenpeace combate a transgenia e trata produtos modificados como contaminantes. Confederações que representam o setor agrícola atacaram a decisão.
A indefinição do governo brasileiro dominou ontem os discursos de abertura da MOP-3, que se realiza até sexta-feira em Pinhais (zona metropolitana de Curitiba).
Na primeira saia justa do encontro, o governo recebeu críticas do anfitrião, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB).
Mais ou menos
Ele abriu seu discurso de ontem dizendo que em temas como biodiversidade e biossegurança "não se admitem posições dúbias, atitudes mais ou menos, decisões conciliatórias ou pusilânimes". Requião disse que "o eufemismo falso do "pode conter", se transplantado para produtos à venda no supermercado, poderia fazer com que rotulássemos uma embalagem de carne em conserva com a frase "pode conter carne estragada". E o organismo do consumidor que resolva".
A MOP-3 precede a COP-8 (8ª Conferência das Partes) da Convenção sobre Diversidade Biológica, que segue até o dia 31.

Via Campesina e MST fazem evento paralelo
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Cerca de mil integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do MAB (Movimento de Atingidos por Barragens) e de outros movimentos sociais iniciaram ontem, em um toldo branco nos fundos do Expo Trade de Pinhais, um evento paralelo de protesto contra as conferências da ONU sobre biossegurança e biodiversidade.
"Vamos ficar aqui debatendo os mesmos temas, o tempo que as reuniões durarem lá dentro", disse o representante da Via Campesina e coordenador do MST Roberto Baggio. Estão programados protestos e passeatas, além dos debates, até 31 deste mês -dia de encerramento da COP-8.
A Via Campesina está à frente do chamado Fórum Global da Sociedade Civil, que acontece nas tendas.
Baggio não respondeu se está programado algum ato agressivo, como o quebra-quebra promovido nos laboratórios da Aracruz, no Rio Grande do Sul, semana passada. "O que é agressivo? O que pretendemos é deixar claro que estamos discutindo projetos diferentes para a preservação da biodiversidade", disse. (MT)

FSP, 14/03/2006, Ciência, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.