VOLTAR

Padre Calleri: todo o amor na pacificação dos índios

O Globo
23 de Nov de 1968

Notícia reproduz trechos da carta que o padre João Calleri escreveu ao presidente da Funai, no dia 29/07/1968, contando detalhes da expedição que tinha por objetivo contatar e fazer amizade com os Waimiri Atroari ("pacificar"). Na carta ele demonstra que tem conhecimento do histórico dos contatos desses índios com os brancos e agradece à oportunidade. Ele pede para que ele e seus funcionários tenham exclusividade na missão. Para o padre a missão serveria também para os homens brancos repararem sua culpa por tantas mortes de índios que já causaram.

Notícia também fala do desaparecimento da expedição do padre Calleri. Buscas por sobrevivente são realizadas com aviões e helicópteros da Força Áerea Brasileira.

O presidente da Funai irá pedir ao Ministro do Interior a interdição da área onde vivem os Waimiri Atroari. Caso o pedido seja aceito a estrada deverá contornar a área indígena, o que implica em mudanças no seu curso. Para o presidente permissão dada pelo antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio) para a construção da estrada não é mais válida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.