VOLTAR

Pacote ecológico cria o maior parque do mundo

OESP
Autor: Sérgio Gobetti e Tânia Monteiro
23 de Ago de 2002

Fernando Henrique Cardoso anuncia política de biodiversidade antes da Rio +10

Tartaruga de água doce, típica da região do Parque do Tumucumaque, Amapá (no detalhe): área equivale a 1% da Amazônia

O Brasil terá o maior parque de floresta tropical do mundo. A criação do parque de Tumucumaque, no Amapá, com área superior à do território da Bélgica, e o lançamento da Política Nacional de Biodiversidade foram anunciadas ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, como forma de fortalecer a posição do País na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentado, a Rio +10, que será realizada em Johannesburgo, África do Sul, a partir de segunda-feira.

No pacote ecológico, o presidente assinou também uma MP prevendo leilões de madeiras ilegais apreendidas pelo Ibama, além de um projeto acrescentando à Lei dos Crimes Ambientais um artigo sobre "biopirataria". O objetivo é criminalizar a remessa ao Exterior de componentes do patrimônio genético brasileiro.

"Podemos chegar a Johannesburgo mostrando que o Brasil vem cumprindo os compromissos da Conferência Rio-92. Estamos efetivamente avançando em matéria ambiental", declarou Fernando Henrique durante cerimônia no Planalto, prestigiada por sete ministros de sua equipe.

O Parque de Tumucumaque foi criado em terras cedidas pelo Incra e vai proteger uma área prioritária para a biodiversidade, mapeada por um estudo técnico do Ibama a partir das indicações do Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio) do Ministério do Meio Ambiente. Os 3,8 milhões de hectares, na fronteira com a Guiana Francesa, representam quase 1% da floresta amazônica e superam a área do Parque de Salonga, no Congo, até hoje o maior do mundo.

Além de espécies vegetais raras e árvores de madeira nobre, a região abriga mamíferos como o mico de cheiro, o macaco aranha e a onça pintada, e esconde, no meio de suas montanhas, a nascente de dois importantes rios amazônicos, o Oiapoque e o Jari. Esse ecossistema é um dos 23 diferentes tipos localizados na Amazônia e que não tinha nenhuma área protegida.

O parque será demarcado ao longo dos próximos seis meses e contará com o apoio financeiro do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que doou US$ 1 milhão para a implantação do projeto. O dinheiro da ONG também vai financiar os estudos para desenvolver o plano de manejo, enquanto o governo federal deverá investir R$ 30 milhões no programa de desenvolvimento das áreas do entorno.

"A criação de um parque nacional não é um problema para o desenvolvimento da região, ao contrário, é a solução", disse o ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho. Segundo ele, o projeto de implantação do parque é relativamente barato, porque contará com terras públicas, sem necessidade de desapropriações.

Vigilância - De acordo com o decreto, a vigilância do parque será feita de forma compartilhada pelo Ibama e pelas Forças Armadas, que cuidarão da fronteira. Com a criação de Tumucumaque, cerca de 4% da floresta amazônica - ou 16 milhões de hectares - estarão sob proteção a partir do próximo ano. O plano do governo, entretanto, é ampliar a área conservada para 41 milhões de hectares em dez anos.

"Estamos avançando para transformar 10% do território da Amazônia em unidade de conservação, mas para chegar lá teremos de trabalhar muito", declarou o presidente. O ministro destacou que o governo está próximo de cumprir uma outra meta: a de duplicar em oito anos a área protegida de todo o Brasil, de 15 para 30 milhões de hectares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.