VOLTAR

Pacientes indígenas debatem alcoolismo em Chapada dos Guimarães

O Documento - www.odocumento.com.br
15 de Set de 2008

A Coordenação Regional de Mato Grosso (core/MT), secretaria de saúde do estado de Mato Grosso e DSEI Cuiabá estarão promovendo entre os dias 21 á 25 de setembro, no município de Chapada dos Guimarães (localizado a 69 km de Cuiabá) o primeiro encontro dos pacientes do Projeto de Alcoolismo Indígena (PAI).

Segundos os coordenadores de saúde mental Danielle Hespanhol e Edmilson Canale vão ser debatidos entre os pacientes como está sendo realizados os treinamentos na vida dos deles antes e durante, e a partir daí vai ser elaborada uma cartilha sobre o alcoolismo na visão dos pacientes indígenas.

A reunião tem está sendo coordenada pelos coordenadores do distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Danielle Hespanhol e Edmilson Canale, e vai contar com a presença do gerente do Programa de Saúde Mental VIGISUS/FUNASA Carlos Coloma.

Este projeto já vem sendo desenvolvido há três anos pela Fundação Uniselva tendo como responsável pelo projeto direto Jaime de Oliveira Aguiar e o enfermeiro Amauri Santos Arruda. "Essa é a primeira vez que Chapada dos Guimarães sedia uma reunião como está, ao todo o projeto reuni 30 pacientes das etnias Bororó (Aldeia), Umutina (Umutina), e Bakairi(Santana)", disse um dos coordenadores.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.