FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: RIBEIRO, Ana
26 de Jan de 2008

PAC

"Em relação ao texto "Governo maquia balanço do PAC" (Dinheiro, 23/ 1), o Comitê Gestor do PAC informa que os balanços quadrimestrais do PAC são públicos, e os relatórios distribuídos à imprensa contêm as informações sobre os cronogramas, de forma transparente, sem nenhuma maquiagem.
No gerenciamento de projetos, é usual que os cronogramas passem por ajustes. Quando os entraves são solucionados, os empreendimentos são atualizados e monitorados a partir do novo cronograma.
Atrasos de cronograma devem ser avaliados proporcionalmente ao tempo integral previsto de cada obra. Num projeto de cinco anos, por exemplo, uma demora de três meses tem impacto muito menor do que numa ação de um ano.
Assim como há retardamentos em cronogramas, também podem ocorrer antecipações. É o caso, por exemplo, da usina hidrelétrica de Belo Monte. Apesar da previsão do leilão ter sido postergada de junho para outubro de 2009, a reportagem não observou a antecipação de seis meses da entrada em operação da última máquina.
Sobre as demais obras citadas: UTE Angra 3 - A decisão judicial não paralisou o licenciamento, mas determinou que fossem realizadas audiências públicas em três municípios, que estarão concluídas até 31 de março.
Gasoduto Campinas-Rio - Empreendimento com 448 km de dutos, faltando só 500 m para a conclusão. A vistoria para emissão da Licença de Operação está prevista para a primeira quinzena de março. UHE Ribeiro Gonçalves - Empreendimento previsto para o leilão de julho de 2008. Emissão da licença prévia prevista para 30 de junho.
Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) - As etapas 1 e 2 da pista principal foram concluídas em 16/ 11/2007. O término do terceiro trecho foi antecipado para 30 de junho. A postergação do cronograma se dará apenas em obras complementares. Porto de Itaguaí - O atraso ocorreu na licitação. Foram necessárias diligências para a verificação de dados.
Avenida Perimetral Portuária de Santos (margem direita) - Obra paralisada em julho por ação do Ministério Público, que solicitou estudos complementares em prédios históricos. Em outubro, após acordo com o MP, o cronograma foi revisto e a data de conclusão alterada de junho para dezembro de 2008."

Ana Ribeiro, assessoria de imprensa da Casa Civil (Brasília, DF)

FSP, 26/01/2008, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.