VOLTAR

Outra Amazônia é Possível

Cir-Boa Vista-RR
10 de Nov de 2004

Entidades lançam Fórum Social Pan Amazônico

Com participação de representantes de várias entidades e movimentos populares de Manaus, do Delgado Regional do Trabalho, Jorge Guimarães, e jornalistas, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira,10/11, às 10 horas, na sede do Sinttel - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações, o site do Fórum Social Pan Amazônico, dando início à mobilização da sociedade local para os diversos eventos que integrarão a sua quarta edição. O evento é promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cáritas, Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Sindicato dos Escritores e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

O IV Fórum Social Pan Amazônico será realizado em Manaus de 18 a 22 de janeiro, com a participação estimada de oito a dez mil pessoas, representantes de movimentos sociais e organizações populares dos nove países que compõem a Amazônia continental (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname). Conferências, seminários, oficinas, feiras e exposições serão realizadas simultaneamente em vários espaços, onde lideranças e representantes dos movimentos discutirão estratégias para lutas comuns tendo em vista superar os desafios impostos aos povos da Amazônia.

Nesta quarta edição do FSPA o eixo temático, em torno do qual vão girar os debates, será "Diversidade, Soberania e Paz". O primeiro eixo pretende reforçar a luta pelas identidades dos povos da região (indígenas, ribeirinhos, afro descendentes, mulheres, juventude e muitos outros), destacando a diversidade social e cultural como parte da riqueza da região, somada à biodiversidade e outros aspectos que influem na economia e política.

O eixo "Soberania" pretende aglutinar discussões em torno dos projetos que ameaçam a vida dos povos amazônicos e latino americanos como a Alca - Área de Livre Comércio das Américas e TLC`s - Tratados de Livre Comércio, impostos sobretudo pelo governo e grandes companhias dos Estados Unidos. Por fim, estará em discussão lutas comuns para por fim à violência que está afetando cerca de três milhões de pessoas na Colômbia, vítimas da guerra e que se deslocam pelo território daquele país em busca de condições para sobreviver, tanto como na Venezuela, onde recentemente houveram tentativas de desestabilizar o governo de Hugo Chávez, dentro outros casos.

O lançamento do site (www.ivforumpan.com.br ) permitirá divulgação dos acontecimentos relacionados à organização do IV Fórum Social Pan Amazônico, das lutas das entidades e movimentos sociais da região e permitirá inscrições para participantes, entidades e instituições.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.