VOLTAR

Os Yanomami na comemoração dos 90 anos de Tomie Ohtake em São Paulo

Comissão Pró Yanomami-Boletim 44-Boa Vista-RR
27 de Nov de 2003

Fotografias inéditas de autoria de Cláudia Andujar, inspirada do universo xamânico yanomami, desenhos yanomami e objetos tradicionais deste povo indígena tiveram um lugar de destaque na exposição "Na Trama Espiritual da Arte Brasileira", aberta dia 18 de novembro, em São Paulo, em comemoração aos 90 anos da artista plástica Tomie Ohtake, com curadoria de Paulo Herkendhoff. A mostra está sendo apresentada no Instituto que leva o nome da artista até 11 de janeiro de 2004.

Os desenhos yanomami são de autoria de Orlando Yanomami, habitante da antiga aldeia de Manihipi, região do rio Catrimani (Roraima). Orlando morreu em 1977, com 18 anos de idade, vítima de uma epidemia de sarampo. Os artefatos yanomami foram coletados por Carlos Zacquini. Conforme o curador Herkendhoff, a mostra não constitui uma retrospectiva dos trabalhos da Tomie Ohtake, mas reúne, além de obras da artista, 150 trabalhos de 44 artistas, incluindo nomes como Aleijadinho, Tarsila do Amaral, Oscar Niemeyer, Lasar Segall, Nelson Leirner e Emanoel Araújo. A sala que expões as fotos de Claudia Andujar acompanhadas de desenhos e objetos Yanomami foi concebida pelo curador da exposição para colocar a espiritualidade dos xamãs yanomami em relação com o trabalho de Tomie Ohtake.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.