VOLTAR

Os Txucarramae querem paz, longe do homem branco. Nada mais.

O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)
Autor: Eliana Lucena
05 de dez de 1973

Notícia possui declarações do líder dos Kayapó Metiktire (Txukarramãe), Raoni, e do sertanista, Claudio Villas Boas. Os dois falam sobre o conflito dos Kayapó com posseiros que se estabeleceram no território indígena, após trabalharem na construção da BR-80.

O sonho de Cláudio e Raoni é conseguir unir todo o povo Kayapó Metyktire, que vive espalhado em terras no norte do Mato Grosso e no sul do Pará, dentro do Parque Nacional do Xingu.

Raoni disse que seu povo não deseja matar os não indígenas, apenas não querem eles em seu território, pois os brancos contaminam os índios com doença, para as quais eles não tem defesa e também fornecem bebida alcoólica para eles.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.