VOLTAR

Os projetos do rei

Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ
09 de Set de 2003

Há 20 anos financiando organizações de apoio às tribos indígenas do Brasil, o governo da Noruega vai acompanhar o resultado deste trabalho de perto. Em 7 de outubro, desembarcam em Brasília o rei Harald V e a rainha Sonja. A primeira visita do casal real será ao Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, onde se encontra com índios de diversas etnias. Em seguida, o casal almoça com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O desembarque do rei e da rainha coincide com a auditoria que o governo norueguês está fazendo sobre o financiamento de projetos ligados aos nativos brasileiros, especialmente no Parque Nacional do Xingu. A visita, contudo, não tem relação com tal fiscalização, informa a Embaixada da Noruega no Brasil.

O governo da Noruega investe cerca de US$ 1 milhão (R$ 3 milhões) anualmente no Brasil por meio de ONGs ligadas à questão indígena. São 12 projetos, a maioria de capacitação de agentes de saúde e fortalecimento institucional das organizações. Há também programas de criação de escolas para alfabetizar indígenas segundo a tradição das tribos.

O assessor para assuntos indígenas da Embaixada da Noruega, Kristian Bengtson, informa que na lista de ONGs financiadas pelo governo daquele país estão a Comissão Pró-Ianomâmi, o Conselho Indígena da Amazônia Brasileira, a Organização Pró-Amazônica Nativa, o Instituto Socioambiental e a Rain Forest Foundation.

A política da Noruega em favor dos índios brasileiros teve forte impacto, por exemplo, em demarcações de reservas na Região Amazônica. A visita do casal real deverá aumentar o foco nesses programas de apoio, conforme acredita Bengtson.

O casal real quer conhecer no Brasil projetos sociais e culturais, de preferência em áreas pobres. A agenda deverá incluir visita a uma das favelas do Rio de Janeiro. A Embaixada da Noruega ainda não definiu dia e horário.

Será programado um encontro com artistas plásticos. A rainha Sonja gosta de arte contemporânea.

Na visita oficial, o casal real será acompanhado de um grupo de empresários interessados em investir no Brasil. A Noruega é um país conhecido pelo equilíbrio das contas públicas, com dinheiro farto para investimento. (H.M.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.