VOLTAR

Os Povos Indígenas e o Ensino Superior em Roraima.

Site da Funai-Brasília-DF
26 de Ago de 2004

Com o objetivo de estabelecer condições para cooperação técnica-cientifica, tecnológica, pedagógica, administrativa e operacional entre a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Fundação Nacional do índio (Funai), a instituição encerra hoje (26) o 4o Seminário sobre Os Povos Indígenas e o Ensino Superior em Roraima.

O seminário abordará diversos temas como a diversidade cultural, étnica, racial e as possibilidades de um novo saber universitário. Estão sendo desenvolvidas, também, ações necessárias à implementação de projetos para formação de professores indígenas, através de cursos de Licenciatura Especifico para atender à demanda de docentes para as escolas indígenas.

Os participantes identificarão durante a realização do seminário os problemas, sugerindo propostas a serem apresentadas ao Governo Federal. Dessa forma, pretende-se garantir não só o acesso como a permanência de indígenas em cursos do ensino superior, assegurar as condições necessárias para o funcionamento do Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena e a continuidade do curso de Licenciatura Intercultural.

Participam do evento, representantes da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, da Funai, da Comissão Nacional de Pesquisa Indígena e o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.